Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Fechamento de câmbio: o que é e como funciona?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
carregandoLoading...

2 min de leitura

Por: Travelex Bank • 21 jul

Ao realizar uma operação de comércio exterior, a empresa deve observar diversos procedimentos: o tratamento administrativo e aduaneiro, a logística, a classificação correta da mercadoria, por exemplo. Também precisa se atentar à modalidade de pagamento e providenciar a respectiva documentação. Mas, se via de regra, no Brasil, não é permitido celebrar contratos nos quais a forma de pagamento seja em moeda estrangeira, como proceder? Entenda mais sobre o que é e como funciona o Fechamento de Câmbio

O que é o Fechamento de Câmbio?

O fechamento de câmbio é uma das etapas de recebimento de valores de uma negociação internacional. É o processo pelo qual é feita a conversão de moedas estrangeiras

Em geral, a moeda negociada em transações internacionais é aquela que tem conversibilidade, livre aceitação nos mercados financeiros internacionais – chamada de conversível ou moeda forte. As principais são o dólar dos Estados Unidos, o euro, e a libra esterlina.

O fechamento de câmbio é necessário porque no Brasil vigora o curso forçado da moeda nacional, que veda o uso de dinheiro estrangeiro em transações internas. Por isso, ao exportar mercadoria para fora do país, as empresas devem vender em real e comprar moeda estrangeira de onde a mercadoria foi importada – o fornecedor será pago em moeda estrangeira, mas venderá pela moeda brasileira.

Ao realizar uma operação internacional, caso a empresa decida trazer os recursos para o país, deverá fazer o fechamento e celebrar o respectivo contrato de câmbio junto a uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil, que é responsável pela regulamentação e fiscalização desse mercado no país.

Certo, mas e como fazer o fechamento de câmbio?

Primeiro, é preciso entrar em contato com a instituição financeira autorizada pelo Bacen – o Travelex Bank, a propósito, é o primeiro banco do país registrado e aprovado a operar exclusivamente em câmbio. Depois, a documentação que irá conduzir o processo de importação ou exportação será solicitada e originará um contrato para a operação. Registros como comprovante de endereço, um balanço de negócios da empresa e o contrato social podem ser exigidos para que seja formulado um contrato de câmbio. É válido dizer também que o fechamento de câmbio obedece a taxa de juros em vigor, a taxa de câmbio e a liquidação do contrato.

A liquidação acontece quando o envio da moeda estrangeira entre os bancos do exportador e do importador é efetivado. A instituição responsável realiza a transferência internacional por meio do SWIFT.

Tipos de Fechamento de Câmbio

1. Antecipado. Para essa modalidade, é necessário enviar a Fatura Pro Forma ao banco de câmbio, identificando as partes envolvidas (exportador e importador), quantidade de produto comercializada, valor unitário, valor total, moeda negociada, previsão de embarque e os dados bancários do exportador. 

2. À vista. Nesse caso, a instituição financeira pede a cópia do conhecimento de embarque original, a fatura comercial e o packing list. A fatura comercial deve conter os dados bancários do exportador. 

3. A prazo. Pressupõe  que a mercadoria já foi nacionalizada e, por isso, demanda uma cópia do conhecimento de embarque original, a fatura comercial, packing list, Declaração de Importação (DI) e Comprovante de Importação (CI).

O Travelex Bank pode ajudar com o fechamento de câmbio mais vantajoso 

Como banco especializado em operações de câmbio e comércio exterior, o Travelex Bank entende a importância do comércio exterior nos negócios de empresas de todos os portes. Conte com nossa expertise para a estratégia ideal em câmbio de suas negociações internacionais. Fale com um de nossos especialistas agora mesmo ou agende um horário.

Fontes: Suno, Fazcomex, Banco Central e Funcex.

Compartilhe esse post.

Preencha seus dados e receba as novidades do Travelex Bank

    Travelex Bank

    Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

    Travelex Bank

    Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.