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Como receber por serviços prestados para o exterior? Saiba mais sobre exportação de mão de obra e tecnologias

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Prestação de serviços - desktop

4 min de leitura

Por: Travelex Bank • 19 Aug

Com os avanços tecnológicos, principalmente no campo da comunicação, as possibilidades de trabalho remoto foram ampliadas, expandindo horizontes também para o crescimento e sinergia no setor de prestação de serviços. Nesse cenário, a exportação de serviços se consolida como uma oportunidade para profissionais de diferentes áreas que querem atender empresas em diversos países. É sobre isso que iremos falar hoje: como prestar e receber por serviços prestados para organizações de fora do Brasil com sucesso? Como receber por isso?

O que é exportação de serviços

Podemos dizer que a exportação de serviços consiste na venda e entrega de soluções, bens intangíveis. Para a Organização Mundial do Comércio (OMC), ela pode ser entendida como “diferentes situações envolvendo a transposição de fronteiras, seja do serviço, seja do consumidor ou da pessoa física prestadora do serviço, seja mediante estabelecimento de presença comercial no exterior da própria empresa prestadora do serviço”.

A exportação de serviços não é tão óbvia como a exportação de bens. Ao contratar um serviço, o cliente paga pelo trabalho realizado ou pelo uso de uma tecnologia, por exemplo, fora do seu país. É de se destacar também que não existe a necessidade de uma movimentação de pessoas ou de equipamentos (o que chamamos de serviços transfronteiriços). Um projeto comercial realizado em um escritório de São Paulo e enviado para a Argentina é um exemplo de exportação de serviço.

Dados sobre o setor

O primeiro Relatório Anual do Comércio Exterior Brasileiro de Serviços, desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), mostra um crescimento consistente da exportação de serviços modernos entre os anos de 2006 e 2020. Secex acredita que a inovação tecnológica e a ampliação dos fluxos internacionais de serviços podem gerar ganhos adicionais de produtividade e competitividade.

A organização destaca ainda que o crescimento é global pode ser explicado, principalmente, pelos avanços tecnológicos. “Assim como no comércio mundial, o comércio externo brasileiro de serviços apresenta maior dinamismo ao longo do tempo em relação ao de bens”.

No estudo, também é possível ver que os Estados Unidos, União Europeia e Reino Unido são os principais destinos das exportações brasileiras dos serviços modernos.

O que são serviços modernos:
– Telecomunicação, Computação e Informação
– Seguros
– Serviços financeiros
– Serviços de propriedade intelectual
– Outros serviços de negócio

O que são serviços tradicionais:
– Transporte
– Viagens
– Construção
– Serviços culturais, pessoais e recreativos
– Aluguel de equipamentos (de acordo com o BC)
– Serviços de manutenção e reparo (de acordo com o BC)
– Serviços de manufatura sobre insumos físicos pertencentes a outros (de acordo com o BC)

Como posso prestar um serviço fora do Brasil?

Prestação de serviços para o exterior

1- Trace uma estratégia

Prestar serviço internacionalmente requer conhecimento de negócios e um bom entendimento da cultura do seu cliente e do país para qual você exportará sua mão de obra. Os fundamentos de uma estratégia de exportação, a grosso modo, são semelhantes para serviços e mercadorias, mas há um ponto importante a frisar: a transação de serviços acaba sendo mais simples porque não precisa passar por tantos trâmites como alfândega, transporte, regulamentação e rotulagem, por exemplo.

Há algum tempo, publicamos aqui algumas dicas que podem te ajudar na formação do preço para exportação. Nele, consideramos, principalmente, a exportação de produtos, no entanto, você pode usá-lo como um bom exemplo para precificar o seu serviço a ser exportado.

2- Determine seu “preço” contando com as implicações fiscais

A incidência de impostos e tributos, muda conforme as legislações. Em alguns casos, você paga valores sobre lucros; já em outros, paga um imposto sobre valor agregado (IVA) – como é o caso na União Europeia. Nem sempre fica claro como suas exportações devem ser categorizadas e tributadas. Consultar um especialista fiscal ou em comércio exterior pode ajudá-lo a entender como a transação afetará a incidência de impostos e em qual categoria sua exportação ode ser melhor enquadrada.

Contar com o suporte de profissionais especializados pode ser a solução ideal para que você garanta resultados mais promissores. No Travelex Bank, por exemplo, você encontra um time de especialistas em câmbio pronto para prestar uma consultoria personalizada a você e sua empresa. Aqui, você garante suporte, não só em suas operações de câmbio para sua exportação, como também na análise de documentações, permitindo um enquadramento mais adequado às naturezas, o que inclusive pode fazer com que você deixe de ser cobrado por taxas ou impostos indevidos. Nossa consultoria especializada é capaz de identificar a melhor solução para você, ou sua empresa, internacionalizar seus serviços com segurança e praticidade.

3- Antecipe os riscos

Por fim, se você ou seus funcionários esperam prestar serviços fisicamente em outro país, certifique-se de estar ciente de todos os riscos físicos, políticos e até mesmos culturais antes de ir. Pesquisa e um bate-papo com pessoas que já conhecem o destino para o qual você está disposto a desembarcar podem ser uma boa pedida.

Como recebo por um serviço prestado fora do Brasil?

Para receber pelos serviços prestados para outro país é necessário que o profissional tenha em mãos alguns documentos. Veja quais são:

  • Contratos de compra e venda internacional: Documento que ratifica todos os direitos e as responsabilidades entre as partes, legitimando a relação comercial. No contrato, também deve estar descrito o nível de serviço, isto é, os prazos, as metas, indicadores e obrigações entre os envolvidos.
  • Fatura invoice: Documento emitido pelo prestador de serviços (neste caso, você ou sua empresa), com características semelhantes às de uma fatura comercial. Trata-se de um formulário escrito no idioma de quem contratou o trabalho com: principais características da operação, endereço das partes envolvidas, nome do vendedor e do comprador, nome do representante, condições de venda e prazo de pagamento já acordados, podendo substituir o contrato, uma vez que formaliza a negociação.
  • Fatura comercial: Documento internacional emitido pelo exportador, equivalente a uma nota fiscal, representando a operação comercial e seu propósito. As informações necessárias são: descrição da prestação do serviço, indicação do vendedor e do comprador, número do documento, data de emissão, menção da identificação do contrato ou da fatura invoice, valor e forma do pagamento e dados bancários do prestador de serviços.

As operações de prestação de serviços para o exterior, como se pode imaginar, envolvem mais de uma moeda, exigindo assim a conversão entre os valores. Conte com a equipe especializada do Travelex Bank para realizar suas transferências internacionais, garantindo um processo transparente, rentável e seguro.

Fonte: portal do Ministério da Economia

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