Agende seu Atendimento
Fale Conosco: 11 3004-0490 | Ligue: 0800 014 1010

Acesse seu Internet Banking
Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.
Selecione o tipo de conta
Como funciona a formação de preço para exportação

3 min de leitura
Travelex Confidence
Investir em um negócio internacional exige uma série de cuidados especiais. Vender seus produtos para mercados externos, consiste em entender o funcionamento de leis, tributações e, principalmente, formação de preços não só do Brasil, como também de outros países. Entenda quais são os principais cuidados e cálculos para definir o preço para exportação do seu produto ou serviço.
O que considerar na formação de preço para exportação?
É importante levar em conta alguns pontos em relação ao valor final da exportação. Antes de tudo, é preciso saber que existem deduções dos impostos COFINS, PIS, IPI e ICMS. Além disso, dependendo da mercadoria, leve em conta os custos de operações aduaneiras, taxa de capatazia, despacho aduaneiro, armazenagem, embalagem e outros gastos administrativos.
Também é preciso entender sobre os INCOTERMS (International Commercial Terms ou Termos Internacionais de Comércio, em tradução livre). Essas condições são padronizadas e abordam aspectos importantes do comércio internacional, por exemplo: quem será o responsável por pagar o frete ou pelo seguro da mercadoria e até mesmo onde a entrega será feita. Detalhes fundamentais para determinar o preço final do produto.
Tipos de transportes
A forma como a mercadoria será transportada pode gerar um custo adicional à operação. Determine se o produto será levado por via aérea, marítima ou terrestre. Dica: consulte o INCOTERM para entender o padrão de cada meio.
Exportação direta e indireta
Há duas maneiras de realizar uma exportação. A primeira é a direta, em que a negociação é feita prontamente com o importador e por isso, não há custos adicionais envolvidos. A segunda forma é a indireta, na qual há mais gastos, já que é necessário um intermediador para a operação.
Como calcular o preço para a exportação?

Por meio do Simulador de Preço de Exportação, oferecido pelo Governo Federal, é possível calcular o valor final do produto online.
Informações necessárias:
– Incoterm
– Preço total do produto no mercado interno
– Itens que compõem o valor final no mercado interno (ICMS, COFINS, PIS, embalagem, propaganda, entre outros)
– Componentes do valor no mercado externo (carregamento, transporte, contêiner, desembaraço aduaneiro, entre outros)
– Lucro esperado na exportação
Quais cuidados considerar na formação do preço da exportação?
Como forma de incentivar a prática da exportação, o Governo garante algumas deduções em impostos como IPI, PIS, ICMS e COFINS. Além desse cuidado, é preciso se atentar para não cometer erros bastante comuns no momento da precificação. Veja alguns exemplos:
– Fixar uma margem para variação cambial: É possível que você tenha como base a taxa do câmbio da cotação diária para fazer a conversão do valor da mercadoria. Tendo em vista o cenário atual do dólar, por exemplo, esse pode ser um erro grave. Você pode assinar o Alerta de Câmbio da Travelex Confidence ou também se cadastrar para receber, em seu e-mail, o Resumo de Mercado, feito diariamente por economistas do Travelex Bank. Assim, você se previne de oscilações e acompanha diariamente os principais indicadores relacionados ao câmbio.
– Diferenciar os custos que formam o preço da venda no exterior: Mais do que se atentar à conversão do valor da mercadoria, é preciso conhecer quais são os impostos cobrados e as exigências para a venda no país de destino do seu produto, principalmente no que se refere às embalagens.
– Conhecer sobre o mercado futuro de câmbio: O cuidado principal é em relação à data do pagamento da mercadoria. Como é uma operação internacional, você pode, por exemplo, receber o dinheiro em um dia em que o valor da moeda negociada tenha se desvalorizado frente ao real. Se isso acontecer, o orçamento da sua empresa pode ser prejudicado. Por isso, é importante conhecer algumas formas de proteção, como o mercado futuro de câmbio.
Aprofunde seus conhecimentos em hedge cambial, procure um de nossos especialistas em câmbio!
Fale com o nosso Comercial
11 3004-0490
Travelex Bank, o seu banco de câmbio.
Você também pode se interessar.

Conheça nossos produtos e serviços:

Importação e Exportação
Pagamentos internacionais em diversas moedas para importadores ou exportadores.
Saiba Mais
Transferências Internacionais
Envios e recebimentos de recursos do exterior de forma simples e descomplicada.
Saiba Mais
Proteção Cambial
Veja soluções para ajudar a sua empresa a se proteger das oscilações do câmbio.
Saiba Mais
Conta Corrente em Moeda Estrangeira
Faça movimentações em moeda estrangeira sempre que desejar.
Saiba Mais
Mass Payments - Facilitadoras de Pagamento
Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para facilitadoras.
Saiba Mais
Mass Payments - Remessadoras de Pagamento
Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para remessadoras.
Saiba Mais
Soluções Corporativas
O banco Travelex Bank disponibiliza soluções completas em câmbio, cotação e pagamentos internacionais para empresas que realizam negócios com o exterior.
Saiba Mais
Bank Notes
Compra e venda de moedas estrangeiras em espécie para instituições financeiras.
Saiba Mais
Receber Google Adsense
Recebimentos de pagamentos internacionais feitos pelo Google Adsense.
Saiba Mais
Serviços Cambiais
Veja alguns serviços cambiais disponíveis como cobrança documentária e mais.
Saiba Mais