Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Cartão Corporativo

Veja o saldo e extrato do seu cartão corporativo

SALDO E EXTRATO

Desmistificando Importação & Exportação

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5.00/5 - 1 avaliações)
carregandoLoading...
Desmistificando Impo

3 min de leitura

Por: Travelex Bank • 6 Apr

Travelex Bank, o seu banco de câmbio!

Regras, licenças, impostos, cenário econômico, câmbio. Parece complexo, mas compreender o funcionamento dos processos de importação e exportação no Brasil é fundamental para quem pretende diversificar a atuação para além da fronteira.

O fato é que, independentemente do porte, qualquer empresa pode comprar e vender bens e serviços no mundo inteiro, com custos de transação acessíveis. Planejar estrategicamente a entrada nesses novos mercados é uma oportunidade para aumentar o faturamento, especialmente em momentos econômicos desafiadores como o que o país vive atualmente.

Importação & Exportação

Nunca foi tão simples para pequenos negócios atuarem no processo de intermediação de bens e serviços, ofertando produtos nacionais no exterior – o que chamamos de exportação –  ou produtos estrangeiros no Brasil – a importação.

Importar é comprar produtos, bens ou serviços vindos do exterior. Em poucas palavras, é a entrada de itens estrangeiros em um determinado país. Companhias que importam ganham em tempo e recursos, além de uma vantagem cambial, se a moeda do país importador estiver mais valorizada que a do exportador.

Já a exportação é a venda de produtos, bens ou serviços de um determinado país para outro. É a saída de um item ou serviço nacional com destino a outro país. Os benefícios de ser uma empresa exportadora são diversos. Ao internacionalizar-se, o impacto de uma possível crise diminui, melhora-se a qualidade dos produtos, por conta de investimentos em novas tecnologias.

Como a minha empresa pode começar a importar e exportar?

Em termos legais, para começar as atividades de comércio exterior, você precisa certificar-se de que sua empresa está devidamente constituída e legalizada. Na prática, o CNPJ deve estar em situação regular e as atividades de importação ou exportação precisam constar no objeto social da empresa.

Depois disso, é necessário providenciar uma permissão para utilizar o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), a habilitação (ou senha) no Radar. O Siscomex integra as atividades dos órgãos gestores do comércio exterior, permitindo o acompanhamento, a orientação e o controle das etapas dos processos de exportação e importação.

Importação & Exportação

Dicas para importar produtos

No Brasil, há regras específicas para importações de valor superior a USD 3 mil. Neste processo, além da situação legalizada e da habilitação no Siscomex, é necessário:

– Encontrar os fornecedores certos. Como medida de segurança, investigue se o fornecedor escolhido tem condições de arcar com os futuros compromissos. Levante dados e faça buscas – você pode se basear em certificados de boas práticas de produção e normas de segurança.

– Peça a cotação e a definição da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Para consegui-la, solicite ao fornecedor escolhido a cotação do produto e informações sobre pedido mínimo. O NMC é um código de 8 dígitos da Fatura Comercial, documento internacional equivalente à nota fiscal emitido pela empresa exportadora.

– Simule tributações. Uma vez com o NCM, você poderá simular o tratamento tributário e administrativo das importações. Em ferramentas disponíveis no Siscomex e na Receita Federal, é possível identificar as alíquotas de impostos incidentes na importação, frete, seguros, taxas administrativas e alfandegárias e até as exigências para o desembaraço do produto.

Dicas para exportar produtos

Há duas formas de exportação, a direta e a indireta:
– Exportação direta é aquela em que você emite faturas, providencia a documentação de embarque e recebe o pagamento do importador, sem a atuação de agentes intermediários.
– Exportação indireta é a modalidade intermediada por uma empresa comercial exportadora.

Para saber qual é a melhor opção, analise o grau de desenvolvimento do seu negócio, levando em conta a estrutura, os recursos para gerir a negociação e viabilizar a operação.

Proteção cambial na importação e na exportação

Empresas que lidam com o mercado internacional precisam estar atentas ao cenário econômico e, principalmente, ao câmbio. Por estarem mais expostas à variação cambial, podem pautar transações com serviços de proteção.

Uma empresa importadora, por exemplo, pode lançar mão do Câmbio Futuro de Importação, disponível no Travelex Bank. Essa operação permite que haja maior controle no fluxo de caixa já que define a taxa de câmbio de recursos que serão pagos no futuro, no ato da contratação.

Para empresas exportadoras, uma solução de proteção é a Trava de Exportação. Com ela, é possível prever o fluxo de caixa e se adequar, já que o câmbio é fechado na contratação com liquidação futura, de acordo com os prazos do Banco Central.

Vamos formar uma parceria de sucesso?
Fale com o nosso Comercial
11 3614 1123
Travelex Bank, o seu banco de câmbio.

Compartilhe esse post.

Preencha seus dados e receba as novidades do Travelex Bank

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.