Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Desmistificando Importação & Exportação

Importação e Exportação
Desmistificando Impo
Importação e Exportação

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 6/04/2020

Regras, licenças, impostos, cenário econômico, câmbio. Parece complexo, mas compreender o funcionamento dos processos de importação e exportação no Brasil é fundamental para quem pretende diversificar a atuação para além da fronteira.

O fato é que, independentemente do porte, qualquer empresa pode comprar e vender bens e serviços no mundo inteiro, com custos de transação acessíveis. Planejar estrategicamente a entrada nesses novos mercados é uma oportunidade para aumentar o faturamento, especialmente em momentos econômicos desafiadores como o que o país vive atualmente.

Importação & Exportação

Nunca foi tão simples para pequenos negócios atuarem no processo de intermediação de bens e serviços, ofertando produtos nacionais no exterior – o que chamamos de exportação –  ou produtos estrangeiros no Brasil – a importação.

Importar é comprar produtos, bens ou serviços vindos do exterior. Em poucas palavras, é a entrada de itens estrangeiros em um determinado país. Companhias que importam ganham em tempo e recursos, além de uma vantagem cambial, se a moeda do país importador estiver mais valorizada que a do exportador.

Já a exportação é a venda de produtos, bens ou serviços de um determinado país para outro. É a saída de um item ou serviço nacional com destino a outro país. Os benefícios de ser uma empresa exportadora são diversos. Ao internacionalizar-se, o impacto de uma possível crise diminui, melhora-se a qualidade dos produtos, por conta de investimentos em novas tecnologias.

Como a minha empresa pode começar a importar e exportar?

Em termos legais, para começar as atividades de comércio exterior, você precisa certificar-se de que sua empresa está devidamente constituída e legalizada. Na prática, o CNPJ deve estar em situação regular e as atividades de importação ou exportação precisam constar no objeto social da empresa.

Depois disso, é necessário providenciar uma permissão para utilizar o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), a habilitação (ou senha) no Radar. O Siscomex integra as atividades dos órgãos gestores do comércio exterior, permitindo o acompanhamento, a orientação e o controle das etapas dos processos de exportação e importação.

Importação & Exportação

Dicas para importar produtos

No Brasil, há regras específicas para importações de valor superior a USD 3 mil. Neste processo, além da situação legalizada e da habilitação no Siscomex, é necessário:

– Encontrar os fornecedores certos. Como medida de segurança, investigue se o fornecedor escolhido tem condições de arcar com os futuros compromissos. Levante dados e faça buscas – você pode se basear em certificados de boas práticas de produção e normas de segurança.

– Peça a cotação e a definição da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Para consegui-la, solicite ao fornecedor escolhido a cotação do produto e informações sobre pedido mínimo. O NMC é um código de 8 dígitos da Fatura Comercial, documento internacional equivalente à nota fiscal emitido pela empresa exportadora.

– Simule tributações. Uma vez com o NCM, você poderá simular o tratamento tributário e administrativo das importações. Em ferramentas disponíveis no Siscomex e na Receita Federal, é possível identificar as alíquotas de impostos incidentes na importação, frete, seguros, taxas administrativas e alfandegárias e até as exigências para o desembaraço do produto.

Dicas para exportar produtos

Há duas formas de exportação, a direta e a indireta:
– Exportação direta é aquela em que você emite faturas, providencia a documentação de embarque e recebe o pagamento do importador, sem a atuação de agentes intermediários.
– Exportação indireta é a modalidade intermediada por uma empresa comercial exportadora.

Para saber qual é a melhor opção, analise o grau de desenvolvimento do seu negócio, levando em conta a estrutura, os recursos para gerir a negociação e viabilizar a operação.

Proteção cambial na importação e na exportação

Empresas que lidam com o mercado internacional precisam estar atentas ao cenário econômico e, principalmente, ao câmbio. Por estarem mais expostas à variação cambial, podem pautar transações com serviços de proteção.

Uma empresa importadora, por exemplo, pode lançar mão do Câmbio Futuro de Importação, disponível no Travelex Bank. Essa operação permite que haja maior controle no fluxo de caixa já que define a taxa de câmbio de recursos que serão pagos no futuro, no ato da contratação.

Para empresas exportadoras, uma solução de proteção é a Trava de Exportação. Com ela, é possível prever o fluxo de caixa e se adequar, já que o câmbio é fechado na contratação com liquidação futura, de acordo com os prazos do Banco Central.

Vamos formar uma parceria de sucesso?
Fale com o nosso Comercial
11 3614 1123
Travelex Bank, o seu banco de câmbio.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Conheça nossos produtos e serviços:

importação e exportação

Importação e Exportação

Pagamentos internacionais em diversas moedas para importadores ou exportadores.

siscoserv

Transferências Internacionais

Envios e recebimentos de recursos do exterior de forma simples e descomplicada.

proteção cambial

Proteção Cambial

Veja soluções para ajudar a sua empresa a se proteger das oscilações do câmbio.

abrir conta

Conta Corrente em Moeda Estrangeira

Faça movimentações em moeda estrangeira sempre que desejar.

mass payments facilitadoras de pagamento

Mass Payments - Facilitadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para facilitadoras.

mass payments remessadoras de pagamento

Mass Payments - Remessadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para remessadoras.

importação e exportação

Soluções Corporativas

O banco Travelex Bank disponibiliza soluções completas em câmbio, cotação e pagamentos internacionais para empresas que realizam negócios com o exterior.

importação e exportação

Bank Notes

Compra e venda de moedas estrangeiras em espécie para instituições financeiras.

receber adsense

Receber Google Adsense

Recebimentos de pagamentos internacionais feitos pelo Google Adsense.

câmbio turismo

Câmbio Turismo

Dólar, Euro, Cartão Pré-Pago Internacional, Seguro Viagem e Mais.

serviços cambiais

Serviços Cambiais

Veja alguns serviços cambiais disponíveis como cobrança documentária e mais.

Importação & Exportação

Produtos e Canais Bancários

Conheça todo o nosso portifólio de produtos.