Agende seu Atendimento
Fale Conosco: 11 3004-0490 | Ligue: 0800 014 1010

Acesse seu Internet Banking
Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.
Selecione o tipo de conta
Forward Guidance: o que é?

2 min de leitura
O termo Forward Guidance foi usado pela primeira vez em uma ata do Copom, documento com a descrição das decisões tomadas pelo grupo durante os dois dias de discussão, apenas em agosto de 2020 e ficou ainda mais em evidência na primeira divulgação deste ano, ocorrida ontem, justamente por ter deixado de existir.
Criação do Forward Guidance
O primeiro país a oficializar o Forward Guidance como ferramenta de política monetária foi o Japão, em 2007, como técnica adicional ao “zero lower bound” (quando a taxa de juros nominal de curto prazo é igual ou próxima a zero), considerado um problema macroeconômico pois diminui a capacidade do banco central em impulsionar o desenvolvimento econômico do seus país. Em seguida, também foi implementado pelo Banco Central dos Estados Unidos (Fed), Banco da Inglaterra (BoE) e pelo Banco Central da Europa (BCE).
Nos Estados Unidos, inclusive, esta é uma das ações mais usadas pelo Fed para manipular o mercado desde a Grande Recessão, no final dos anos 2000.
Em tradução livre, Forward Guidance (FG) significa prescrição futura e é uma ferramenta de política monetária utilizada pelo Bacen para manter a taxa de juros baixa por um período mais longo, o que estimula a economia do Brasil permitindo que o Bacen trabalhe com uma inflação projetada (e não esperada) e melhora ainda a disponibilidade de crédito no mercado interno.

Diariamente, em nosso Resumo de Mercado, comentamos sobre a importância da confiança de investidores e de outros mercados na economia e como a falta dela pode afetar tomadas de decisões e, consequentemente, a saúde financeira de um país. O objetivo do mecanismo é atuar justamente nessa confiança e evitar surpresas que possam desestabilizar o mercado e afetar os preços de ativos financeiros.
Além da previsibilidade da taxa de juros, é pelo Forward Guidance que o Bacen apresenta suas estratégias para garantir o cumprimento de suas metas e lista possíveis acontecimentos que podem fazer com que haja mudanças no plano.
Sendo assim, conclui-se que é possível divulgar uma previsão mais completa sobre a política econômica do País.
Para o gerente da Tesouraria do Travelex Bank, Marcos Weigt, “o Bacen já estava se preparando para tirar o FG, mas não mexerá na taxa de juros agora. Acredito que podemos aguardar o início da normalização da Selic próximo do meio do ano”.
Ontem, depois da divulgação da ata da 236ª reunião do Copom, nosso COO, João Manuel Campanelli, completou: “o Banco Central está bem posicionado e pode, a qualquer momento, fazer os ajustes que julgar adequados. No entanto, acredito que vamos aguardar os 45 dias até a próxima reunião do Copom, não vejo a necessidade de alguma medida urgente, mas entendo que o BC continuará fazendo suas intervenções no mercado, quando necessário, e deverá esperar todo o cenário da vacinação e da nova cepa se desenhar para começar a se posicionar com relação ao ajuste na taxa de juros”.
Se você ficou curioso para saber mais sobre a primeira reunião do Copom de 2021, a ata está disponível no site do Bacen.
Você também pode se interessar.

Conheça nossos produtos e serviços:

Importação e Exportação
Pagamentos internacionais em diversas moedas para importadores ou exportadores.
Saiba Mais
Transferências Internacionais
Envios e recebimentos de recursos do exterior de forma simples e descomplicada.
Saiba Mais
Proteção Cambial
Veja soluções para ajudar a sua empresa a se proteger das oscilações do câmbio.
Saiba Mais
Conta Corrente em Moeda Estrangeira
Faça movimentações em moeda estrangeira sempre que desejar.
Saiba Mais
Mass Payments - Facilitadoras de Pagamento
Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para facilitadoras.
Saiba Mais
Mass Payments - Remessadoras de Pagamento
Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para remessadoras.
Saiba Mais
Soluções Corporativas
O banco Travelex Bank disponibiliza soluções completas em câmbio, cotação e pagamentos internacionais para empresas que realizam negócios com o exterior.
Saiba Mais
Bank Notes
Compra e venda de moedas estrangeiras em espécie para instituições financeiras.
Saiba Mais
Receber Google Adsense
Recebimentos de pagamentos internacionais feitos pelo Google Adsense.
Saiba Mais
Serviços Cambiais
Veja alguns serviços cambiais disponíveis como cobrança documentária e mais.
Saiba Mais