Agende seu Atendimento
Para você: 11 3327-5508 | Para sua Empresa: 11 3004-0490

Acesse seu Internet Banking
Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.
Selecione o tipo de conta
Cartão Corporativo
Veja o saldo e extrato do seu cartão corporativo
SALDO E EXTRATOMercado financeiro: o que é e para que serve?

4 min de leitura
Pode parecer confuso à primeira vista, mas os mercados financeiros existem, basicamente, com um objetivo: reunir pessoas de modo que o dinheiro chegue onde é mais necessário e vantajoso. Pode facilitar se pensarmos em um mercado financeiro funcionando como uma grande página de classificados dedicada a anunciar ativos financeiros: compradores e vendedores definem por ali um preço para as inúmeras moedas, crédito, títulos, fundos imobiliários, ações, mercadorias, entre muitos outros. Investidores de primeira (ou segunda, ou terceira) viagem, aproximem-se! Neste texto, vamos esclarecer o que é mercado financeiro.
O que é mercado financeiro, afinal?
O banco central do Reino Unido – Bank of England (BoE) -, também conhecido como o primeiro banco central criado, resume assim: “Os mercados financeiros unem as pessoas para que o dinheiro flua para onde é mais necessário”.
Os tais mercados financeiros referem-se, de modo geral, a qualquer ambiente em que ocorra a negociação de produtos financeiros – sejam ações, títulos, moeda, derivativos, mercadorias, entre outros.
Os grandes personagens que entram em cena aqui são os investidores e os tomadores. Como você deve imaginar, o investidor é a pessoa com capital disponível para emprestá-lo com a expectativa, claro, de um retorno financeiro futuro (e esse futuro é variado, ok?). O tomador é, justamente, aquele que precisa desses recursos. Eis então, que o mercado financeiro surge. É ele que, por meio dos agentes de intermediação, proporciona o encontro das partes em um ambiente controlado e seguro, auditado por órgãos reguladores. No Brasil, essa função fica a cargo do Banco Central, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Conselho Monetário Nacional (CMN).
Guia prático dos órgãos reguladores: Banco Central do Brasil: além de regulamentar nosso sistema financeiro, também garante a estabilidade do poder de compra da nossa moeda (real) no Brasil. Comissão de Valores Mobiliários (CVM): fiscaliza e garante o cumprimento das boas práticas no mercado de valores mobiliários. Conselho Monetário Nacional (CMN): órgão com maior poder no sistema financeiro brasileiro, responsável por controlar a política de moeda e crédito no País. |
E onde entram os bancos comerciais?
Neste cenário, os bancos (como o Travelex Bank), corretoras de câmbio (como a Travelex Confidence), corretoras de investimentos, a Bolsa de Valores e até mesmo as administradoras de consórcios, são conhecidos como os agentes de intermediação, mencionados acima. São eles os responsáveis por colocar os tomadores e os investidores em contato.

Divisões do mercado financeiro do Brasil:
O sistema financeiro brasileiro é dividido em quatro grandes subgrupos:
- Mercado de Capitais: negocia ativos financeiros – ações, títulos e derivativos – na Bolsa de Valores, corretoras e outras instituições.
- Mercado de Câmbio: caracterizado pelas operações com troca de moedas estrangeiras.
- Mercado de Crédito: você ou sua empresa negociam recursos, tanto para ter um valor disponível em caixa (capital de giro) quanto para ser comercializado – a curto, médio ou longo prazo.
- Mercado Monetário: envolve empréstimos de curto prazo – no máximo um ano – com o objetivo de gerar liquidez ao sistema.
Como mercados financeiros se relacionam com empresas e economias
Os mercados financeiros criam ambientes propícios para negociações envolvendo empresas e pessoas físicas. Quer um exemplo? A Apple iniciou suas atividades em uma garagem na Califórnia. Era uma empresa com ótimas ideias, mas, no início, sem dinheiro para colocá-las em prática.
Em 1977, atuando como tomadora, convenceu um único investidor a entrar com US$ 250 mil para o desenvolvimento da empresa, ainda irrelevante. Com o tempo e por conta desse primeiro passo, a Apple cresceu e, em menos de cinco anos, conseguiu inverter o jogo e passou a emprestar recursos com a venda de ações.
O que aconteceu a seguir não é novidade: a empresa vale, hoje, algumas centenas de bilhões de dólares e emprega milhares de pessoas. Isso tudo para dizer que, quando funcionam bem, os mercados financeiros contribuem para o crescimento de empresas e desenvolvem economias e países.
Vale destacar que a Apple não é o único exemplo, ok? Muitas outras empresas tão relevantes quanto, se desenvolveram por meio de investimentos externos ou empréstimos.
E ativos financeiros, o que são?
Um ativo financeiro é todo bem intangível negociado nos mercados financeiros e de capitais, sem necessariamente ter uma forma física. Em vez disso, seu valor reflete fatores de oferta e demanda e o grau de risco que carregam no mercado em que são negociados. Entre os exemplos de ativos financeiros mais conhecidos estão as ações, fundos imobiliários, moeda e câmbio, títulos públicos, títulos privados e commodities.
O empresário Robert T. Kiyosaki, conhecido por ter escrito o livro Pai Rico, Pai Pobre, resume a ideia de ativo financeiro em ‘tudo aquilo que gera renda para quem o possui’.
Se você chegou até aqui, deve ter entendido que o conceito mercado financeiro é um sistema bastante complexo e dinâmico, porém essencial para o bom funcionamento do nosso País, da sua empresa e até mesmo de suas finanças pessoais. Por isso, o conhecimento sobre o que está por trás de suas operações (por menores que sejam) é tão importante para minimizar o risco de cair em armadilhas e assegurar, sempre que possível, as melhores tomadas de decisão na hora de fechar qualquer negócio (seu ou da sua empresa). Fazendo, deste modo, não só com que o seu dinheiro renda mais, mas também com que a roda da economia gire e acelere as oportunidades para todo o sistema.
Você também pode se interessar.

Conheça nossos produtos e serviços:

Importação e Exportação
Pagamentos internacionais em diversas moedas para importadores ou exportadores.
Saiba Mais
Transferências Internacionais
Envios e recebimentos de recursos do exterior de forma simples e descomplicada.
Saiba Mais
Proteção Cambial
Veja soluções para ajudar a sua empresa a se proteger das oscilações do câmbio.
Saiba Mais
Conta Corrente em Moeda Estrangeira
Faça movimentações em moeda estrangeira sempre que desejar.
Saiba Mais
Mass Payments - Facilitadoras de Pagamento
Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para facilitadoras.
Saiba Mais
Mass Payments - Remessadoras de Pagamento
Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para remessadoras.
Saiba Mais
Soluções Corporativas
O banco Travelex Bank disponibiliza soluções completas em câmbio, cotação e pagamentos internacionais para empresas que realizam negócios com o exterior.
Saiba Mais
Bank Notes
Compra e venda de moedas estrangeiras em espécie para instituições financeiras.
Saiba Mais
Receber Google Adsense
Recebimentos de pagamentos internacionais feitos pelo Google Adsense.
Saiba Mais
Serviços Cambiais
Veja alguns serviços cambiais disponíveis como cobrança documentária e mais.
Saiba Mais