Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Banco Central: função, autonomia e importância

Operações financeiras
Banco Central
Operações financeiras

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 12/06/2020

Também chamado de “Banco dos Bancos”, o Banco Central administra o dinheiro de seu país. É o órgão responsável pela gestão da política econômica, que abrange não só o controle da inflação e a estabilidade e o poder de compra da moeda do seu país, como também tem uma visão macro do sistema financeiro.

Além disso, o Banco Central também é o órgão responsável pela determinação de regras às instituições financeiras do país, garantindo sua estabilidade e segurança. Dessa forma, a organização tem autonomia para interferir ou não no mercado financeiro. As medidas podem ser:

– Venda de papéis do tesouro

– Regulamentação de juros

– Avaliação de riscos econômicos para seu país

Banco Central do Brasil

O Banco Central do Brasil foi fundado em 1964, com a função de regular as relações comerciais do país e lidando com questões relacionadas ao Conselho Monetário Nacional (CMN). Qualquer instituição financeira do Brasil necessita da autorização e fiscalização do Banco Central para poder operar.

Hoje, a organização – também conhecida por BC, Bacen ou BCB – tem autonomia operacional e uma certa independência, porém pela lei ainda é subordinado ao Conselho Monetário Nacional e ao Ministério da Fazenda.

É importante lembrar que um Banco Central é o vínculo entre a economia de seu país e os órgãos financeiros internacionais. Dessa forma, suas decisões precisam suprir as necessidades não só nacionais, como também às internacionais.

Funções do Banco Central

– Banqueiro do seu governo: responsável por guardar as reservas internacionais, garantindo a normalidade e estabilidade do orçamento público

– Responsável pela emissão do papel moeda: é o Banco Central que determina a quantidade de papel moeda a ser emitida anualmente pela Casa da Moeda do Brasil

– Responsável pela política monetária: faz a adequação dos meios de pagamento e controla o processo de criação da moeda e do crédito. Para que a política monetária seja plenamente executada, o Banco Central dispõe de três instrumentos: Encaixe Legal, Redesconto e Mercado Aberto.

– Encarregado da política cambial: faz a manutenção dos ativos cambiais, que determina as taxas de câmbio. Importante para cooperar com o poder de compra do país

– Banco dos bancos: instituição responsável por conceder ou obter empréstimos a outras organizações do mercado financeiro, impedindo assim uma falência de um banco ou até mesmo apenas para garantir a sua liquidez. Isso só é possível, pois parte do dinheiro depositado pelos clientes de um banco é enviado diretamente ao BC, o que é conhecido como depósito compulsório

– Em alguns casos, como é o exemplo do Banco Central do Brasil, a instituição também tem função de supervisionar o sistema financeiro de seu país.

Serviços do Banco Central do Brasil

Seus levantamentos trazem importantes dados, que são usados pelo mercado. Veja abaixo:

– Taxa de câmbio: informações mais relevantes relacionadas às moedas internacionais, como conversão, cotações, tabela de moedas, entre outras.

– Taxa de juros: é possível entender quais são as práticas do mercado

– Tarifas bancárias: serviços obrigatórios, que devem ser oferecidos pelas instituições financeiras do país

– Calculadora do cidadão: ferramenta para facilitar o dia a dia do brasileiro

Primeiro Banco Central do mundo

De acordo com informações oficiais, o Banco Central da Inglaterra (BoE) foi o primeiro a ser criado, em 1694, como sociedade anônima privada. Apenas em 1946, com o crescimento de sua importância, a instituição foi estatizada. Porém a sua autonomia veio apenas em 1997, quando a organização alcançou sua independência operacional para estabelecer a política monetária do Reino Unido.

Outros Bancos Centrais pelo mundo

– Federal Reserve (FED) é o Banco Central dos Estados Unidos e foi fundado em dezembro de 1913. Sua sede está localizada em Washington D.C., capital dos Estados Unidos. Muitos especialistas o consideram o banco central com maios influência no mundo.

– Banco Central Europeu (BcE) é responsável pela Zona do Euro e foi fundado em junho de 1998. Sua sede fica em Frankfurt, Alemanha e sua principal função é garantir o poder de compra da moeda.

– Banco da Inglaterra (BoE), localizado em Londres.

– Banco Central do Japão (BcJ), com sede em Tóquio. Fundado em 1882, o órgão está muito ligado à exportação, devido à importância da atividade financeira para o país.

– Banco Nacional Suíço (BNS), conta com dois escritórios centrais: um em Berna e o outro em Zurique. Fundado em julho de 1906, o órgão é o único responsável pela emissão do franco suíço.

– Banco do Canadá, fundado em julho de 1934, suas operações só foram oficialmente iniciadas em março de 1935. Com sede em Ottawa, o Banco do Canadá é o responsável pela emissão do dólar canadense.

– Banco da Austrália, conhecido por Reserve Bank of Australia (RBA). Fundado em janeiro de 1960 e com sede em Sidnei, tem como principal função prestar serviços ao governo da Austrália

– Banco da Nova Zelândia (BNZ), com escritório em Auckland desde sua fundação, em 1861. Apesar de sua governança local, desde 1992, quando foi comprada, a organização opera como subsidiária do National Australia Bank.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Conheça nossos produtos e serviços:

importação e exportação

Importação e Exportação

Pagamentos internacionais em diversas moedas para importadores ou exportadores.

siscoserv

Transferências Internacionais

Envios e recebimentos de recursos do exterior de forma simples e descomplicada.

proteção cambial

Proteção Cambial

Veja soluções para ajudar a sua empresa a se proteger das oscilações do câmbio.

abrir conta

Conta Corrente em Moeda Estrangeira

Faça movimentações em moeda estrangeira sempre que desejar.

mass payments facilitadoras de pagamento

Mass Payments - Facilitadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para facilitadoras.

mass payments remessadoras de pagamento

Mass Payments - Remessadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para remessadoras.

importação e exportação

Soluções Corporativas

O banco Travelex Bank disponibiliza soluções completas em câmbio, cotação e pagamentos internacionais para empresas que realizam negócios com o exterior.

importação e exportação

Bank Notes

Compra e venda de moedas estrangeiras em espécie para instituições financeiras.

receber adsense

Receber Google Adsense

Recebimentos de pagamentos internacionais feitos pelo Google Adsense.

câmbio turismo

Câmbio Turismo

Dólar, Euro, Cartão Pré-Pago Internacional, Seguro Viagem e Mais.

serviços cambiais

Serviços Cambiais

Veja alguns serviços cambiais disponíveis como cobrança documentária e mais.

Importação & Exportação

Produtos e Canais Bancários

Conheça todo o nosso portifólio de produtos.