Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Casa da Moeda, Qual a função?

Operações financeiras
Casa da moeda
Operações financeiras

2 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 3/06/2020

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) é a única empresa autorizada responsável, principalmente, pela impressão de todo o dinheiro – em papel ou metal (moeda) – que circula na economia do país.

Casa da Moeda
Casa da Moeda do Brasil, entre 1868 a 1984. Atualmente é a sede do Arquivo Nacional. Fonte: Wikipedia

Fundada em março de 1694, a Casa da Moeda é uma das organizações mais antigas do Brasil e foi criada como tentativa de resolver os problemas de circulação da riqueza no período colonial, em que o único dinheiro em circulação vinha de Portugal ou então por meio de comerciantes estrangeiros. Com a criação da Cada da Moeda foi possível fabricar as moedas dentro do território nacional.

Primeiramente localizada em Salvador, capital do Brasil até então, pouco tempo depois, em 1699, a Casa da Moeda foi transferida para o Rio de Janeiro, onde está situada até hoje. No site da CMB é possível entender como a Governança Corporativa da empresa é estruturada.

Casa da Moeda hoje

Hoje, com a expansão da economia brasileira, o complexo industrial da CMB é o maior do gênero na América Latina e um dos maiores do mundo. Segundo informações oficiais, anualmente, o parque gráfico tem capacidade de produzir em torno de 2.6 bilhões de cédulas, quatro bilhões de moedas, oito bilhões de selos oficiais e três milhões de passaportes.

O presidente do Banco Central, cargo atualmente ocupado por Roberto Campos Neto, é o responsável por autorizar a quantidade de dinheiro a ser emitido. A CMB é considerada o instrumento da produção, gerenciada unicamente pelo BC.

A Casa da Moeda é dividida em três unidades industriais, são elas:

– Departamento de Cédulas (DECED): impressão do papel moeda

– Departamento de Moedas e Medalhas (DEMOM): faz a cunhagem da moeda em circulação, além da das moedas e medalhas comemorativas

– Departamento de Produtos Gráficos e Cartões (DEGER): fabricação de passaportes, selos fiscais, certidões, diplomas, entre outros documentos que utilizam um sistema de segurança parecido

Definição do Banco Central

A partir da necessidade de substituição das moedas e cédulas danificadas, juntamente com a política econômica definida pelo Ministério da Fazenda, o Banco Central determina a quantidade de dinheiro a ser produzida.

Ao contrário do que se imagina, para termos uma economia saudável, a produção do dinheiro deve ocorrer de forma orgânica. Entenda o porquê.

Com a fabricação excedente, a população teria mais dinheiro na mão, porém a produção dos bens de consumo pode não acompanhar o crescimento, gerando aumento na demanda e falta de produto – a conhecida lei da oferta e procura. Ao final deste ciclo, já sabemos o que acontecerá: aumento dos preços e consequente desvalorização do real.

Agora, indo um pouco mais adiante, com a moeda desvalorizada, seria preciso imprimir ainda mais dinheiro para suprir as necessidades da população e, claro, da economia. Esse ciclo também é conhecido como hiperinflação.

Travelex Bank, o seu banco de câmbio.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Conheça nossos produtos e serviços:

importação e exportação

Importação e Exportação

Pagamentos internacionais em diversas moedas para importadores ou exportadores.

siscoserv

Transferências Internacionais

Envios e recebimentos de recursos do exterior de forma simples e descomplicada.

proteção cambial

Proteção Cambial

Veja soluções para ajudar a sua empresa a se proteger das oscilações do câmbio.

abrir conta

Conta Corrente em Moeda Estrangeira

Faça movimentações em moeda estrangeira sempre que desejar.

mass payments facilitadoras de pagamento

Mass Payments - Facilitadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para facilitadoras.

mass payments remessadoras de pagamento

Mass Payments - Remessadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para remessadoras.

importação e exportação

Soluções Corporativas

O banco Travelex Bank disponibiliza soluções completas em câmbio, cotação e pagamentos internacionais para empresas que realizam negócios com o exterior.

importação e exportação

Bank Notes

Compra e venda de moedas estrangeiras em espécie para instituições financeiras.

receber adsense

Receber Google Adsense

Recebimentos de pagamentos internacionais feitos pelo Google Adsense.

câmbio turismo

Câmbio Turismo

Dólar, Euro, Cartão Pré-Pago Internacional, Seguro Viagem e Mais.

serviços cambiais

Serviços Cambiais

Veja alguns serviços cambiais disponíveis como cobrança documentária e mais.

Importação & Exportação

Produtos e Canais Bancários

Conheça todo o nosso portifólio de produtos.