Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Proteção cambial: segurança financeira para quem é global

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00/5 - 1 avaliações)
carregandoLoading...
Proteção cambial - desktop

2 min de leitura

Por: Travelex Bank • 19 maio

Por Paulo Marcos, diretor comercial do Travelex Bank

Publicado originalmente no portal Investing.com

Pode não ser um fator exclusivo do mercado de câmbio, mas aprendi que antes de analisar qualquer condição para fechar uma operação é preciso mapear o momento, seja ele atual ou futuro. E digo futuro de acordo com a sua necessidade ou do seu negócio, que pode ser 30, 60, 120 dias.

Analisando rapidamente o nosso momento atual temos dólar se valorizando globalmente, juros subindo e governos do mundo todo tentando controlar a inflação e a história se desenhando com a guerra na Ucrânia. Em um futuro próximo, eleições, que é historicamente um fator de maior stress cambial.

O que temos falado para nossos clientes

No Travelex Bank, trabalhamos com dois perfis antagônicos. De um lado, temos a empresa importadora ou aquela pessoa que se programa para uma viagem futura, por exemplo, e precisa do dólar – ou qualquer outra moeda estrangeira – para honrar um pagamento no exterior. Seja para um compromisso daqui 60, 90 ou 120 dias. Nestes casos, nossa sugestão é se proteger de alguma forma, fechando um câmbio futuro ou NDF, que contribuirá para o fluxo de caixa do cliente trazendo maior previsibilidade. O propósito aqui é garantir a margem operacional do negócio.

Do outro lado – e que surfamos a onda principalmente em 2020 e 2021, com dólar a R$ 5,80 –, temos o exportador, que está recebendo uma moeda forte e tem custos em reais. Nestes casos, nossa recomendação é fazer uma proteção cambial, pois, mais uma vez, o importante é garantir a cobertura do custo.

Esta empresa exportadora pode fazer uma trava cambial de uma parcela da quantia recebida para que o seu fluxo de caixa honre todas as despesas daquele momento. O essencial para que o negócio continue funcionando. A outra porção do que ele recebeu, aconselhamos que ele guarde, já que prevemos um cenário mais estressado futuramente. O que fará com que ele se beneficie dessa conjuntura. O que realmente importa é a média que será feita ao final das operações. Ao cobrir os custos da empresa, o valor médio do câmbio deve garantir o seu ganho, além de deixar a empresa saudável.

Além da proteção cambial: volatilidade do mercado e o atendimento próximo

Na contramão do “tudo em um só lugar”, a especialização em serviços específicos, como o câmbio, busca alcançar um nível de entrega que vai além do que os considerados “bancos multisserviços” proporcionam e que gerem o maior valor agregado possível à experiência do cliente. Nosso papel como especialistas de câmbio é justamente esse. Nós acompanhamos o dia a dia e temos o dever de saber como o mercado está. Combinando a expertise à proximidade com o nosso cliente, chegamos à confiança, pois trabalhamos em prol do negócio dele. A atuação especializada vai além de um produto ou serviço.

É válido dizer que o Travelex Bank é uma instituição financeira regulamentada pelo Banco Central do Brasil e possui os mais altos índices de confiabilidade graças às áreas de governança e compliance, garantindo a segurança necessária para operações internacionais.

Compartilhe esse post.

Preencha seus dados e receba as novidades do Travelex Bank

    Travelex Bank

    Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

    Travelex Bank

    Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.