Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

O Coronavírus poderia consolidar o Brasil como líder na inclusão financeira

Operações financeiras
Inclusão financeira - desktop
Operações financeiras

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 9/10/2020

Apesar da impressionante evolução dos meios de pagamento eletrônico e seu avanço nos últimos 10 anos, a nível nacional, o dinheiro vivo continua sendo o principal meio para fazer pagamentos. De acordo com dados do Banco Central 96,1% da população realiza pagamento em espécie. Mas qual a relação do dinheiro vivo e a inclusão financeira?

Por que, apesar das opções disponíveis de pagamento eletrônico, grande parte dos brasileiros prefere usar o dinheiro em papel para realizar seus gastos cotidianos?

Desafios da inclusão financeira

A seguir, veja alguns dados que ressaltam os desafios internos que ainda temos com relação à inclusão financeira da nossa população:

Inclusão financeira
Fonte: Mel Murialdo

A Redução da Pobreza: a renda mensal de muitos adultos não é suficiente para poupá-la em uma conta poupança de alguma instituição financeira ou ainda porque consideram o custo de manutenção de uma conta corrente é alto.

A ampliação da Rede de Conexão nas Áreas Não Urbanas: a inclusão financeira está diretamente relacionada à inclusão digital. Sem investimento em infraestrutura, mais difícil será alcançar o objetivo.

Aumentar a inversão em Cibersegurança: o setor financeiro é um dos mais sensíveis à cibercriminalidade. As perdas anuais podem ser significativas e representar em torno de 9% do lucro líquido dos bancos a nível mundial, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Com o crescimento e popularização dos bancos banca digitais, a lógica é que as fraudes virtuais aumentem ainda mais, portanto é necessário promover o desenvolvimento contínuo da segurança cibernética. 

Inclusão Financeira - gráfico
Fonte: Mel Murialdo

O Paradoxo da inclusão financeira

De acordo com informações do BACEN, 86,5% dos brasileiros têm uma conta bancária e se encontra, dessa forma, incluído no sistema financeiro. Porém ao consultá-los somente 70% diz tê-la: isso significa que ainda existem muitos adultos no país que desconhecem que possuem uma conta poupança em alguma instituição financeira. Alarmante, não é mesmo?

Paradoxo da inclusão financeira
Fonte: Mel Murialdo

Ainda falando sobre instrumento financeiro eletrônico, o mais utilizado no país é o cartão de débito. Contudo, é importante esclarecer que a grande maioria dos caixas automáticos responde a uma alta incidência de saques de dinheiro em espécie – instrumento financeiro não eletrônico.

Por sua vez, no relatório de instrumentos de pagos publicado pelo Bacen, se observa uma grande diferença entre os cartões emitidos e os efetivamente ativos.

A pandemia poderia ser, por conta de suas questões de segurança à saúde, o acelerador da transformação digital que o setor financeiro requer para aprofundar a bancarização, aumentar o desenvolvimento de Fintechs e diminuir a grande brecha financeira que existe em nível regional no país. No entanto vimos que houve um aumento significativo no uso de moeda em espécie durante esse período, muito em função da população desbancarizada beneficiada pelo Auxílio Emergencial.

De acordo com dados divulgados pelo Banco Central, o papel moeda em poder do público cresceu 29%, saltando de R$ 210,2 bilhões para R$ 270,9 bilhões. Maior valor da série histórica do BC desde o seu início, em dezembro de 2001.

Fonte: O Melhor Trato | Mel Murialdo

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Conheça nossos produtos e serviços:

importação e exportação

Importação e Exportação

Pagamentos internacionais em diversas moedas para importadores ou exportadores.

siscoserv

Transferências Internacionais

Envios e recebimentos de recursos do exterior de forma simples e descomplicada.

proteção cambial

Proteção Cambial

Veja soluções para ajudar a sua empresa a se proteger das oscilações do câmbio.

abrir conta

Conta Corrente em Moeda Estrangeira

Faça movimentações em moeda estrangeira sempre que desejar.

mass payments facilitadoras de pagamento

Mass Payments - Facilitadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para facilitadoras.

mass payments remessadoras de pagamento

Mass Payments - Remessadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para remessadoras.

importação e exportação

Soluções Corporativas

O banco Travelex Bank disponibiliza soluções completas em câmbio, cotação e pagamentos internacionais para empresas que realizam negócios com o exterior.

importação e exportação

Bank Notes

Compra e venda de moedas estrangeiras em espécie para instituições financeiras.

receber adsense

Receber Google Adsense

Recebimentos de pagamentos internacionais feitos pelo Google Adsense.

câmbio turismo

Câmbio Turismo

Dólar, Euro, Cartão Pré-Pago Internacional, Seguro Viagem e Mais.

serviços cambiais

Serviços Cambiais

Veja alguns serviços cambiais disponíveis como cobrança documentária e mais.

Importação & Exportação

Produtos e Canais Bancários

Conheça todo o nosso portifólio de produtos.