Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Empresas facilitadoras: como acessar sistema financeiro brasileiro, internacional e expandir atuação

Operações financeiras
Empresas facilitadoras: como acessar sistema financeiro brasileiro, internacional e expandir atuação
Operações financeiras

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 24/02/2022

Soluções de transferências internacionais desenvolvidas exclusivamente para facilitadoras de pagamentos asseguram agilidade nas transações. Saiba como isso acontece – e por que só um banco especializado em câmbio, como o Travelex Bank, pode garantir também a segurança do negócio

As empresas facilitadoras de pagamentos internacionais (FPIs), de modo geral, fazem a intermediação entre consumidores locais e negócios globais. Em outras palavras, permitem que pessoas no Brasil comprem produtos e serviços oferecidos fora do País e paguem online. E são “facilitadoras”, justamente, porque têm a responsabilidade de encaminhar os recursos aos vendedores – armazenando e, mais tarde, encaminhando as receitas por meio de remessas consolidadas, agrupando pequenos valores.  O que é pago em reais aqui é convertido já com o câmbio atualizado para o site internacional destinatário.

Comprar online nunca foi tão fácil e necessário. Talvez por isso e não por acaso, empresas desse segmento, que se encarregam da conexão com o estrangeiro, têm se multiplicado. Há vários impulsionadores. Um bom exemplo é o crescimento vertiginoso das plataformas de streaming e serviços sob demanda, de companhias que não necessariamente têm sede deste lado do trópico; a assinatura passa a ser viável uma vez que a FPI entra no jogo. O mesmo raciocínio vale para lojas com sede no exterior com entrega no Brasil. Ou na hora de arrematar um curso à distância em uma universidade na Europa. A empresa facilitadora encurta um caminho de milhares de quilômetros e aproxima o cliente final e o produto desejado.

Dados do setor no País:

O e-commerce cresceu 41% se compararmos 2020 com 2021, chegando ao valor de mercado de US$ 156 bi. Atualmente, somos o maior mercado consumidor de e-commerce da América Latina, representando 54% do total.

Para 2022, a expectativa é crescer 30% em relação ao ano anterior, chegando a US$ 204 bi.

Principais métodos de pagamento:

Cartão de crédito nacional
Carteiras digitais
À base de dinheiro
Cartão de crédito internacional
Transferência bancária

*fonte: Beyonde borders, How digital payments and e-commerce are gaining traction in Latin America, Ebanx

Ainda que a natureza de todo o negócio seja financeira, as FPIs, no Brasil, ainda não são instituições habilitadas a operar no mercado de câmbio. Por determinação do Banco Central, elas devem recorrer a organizações certificadas e que também cumpram um papel prático nas transações, garantindo agilidade e segurança.

Como o Travelex Bank pode ajudar

Soluções de pagamentos em lote (mass payments) são recomendadas para empresas facilitadoras com necessidade de enviar recursos do Brasil ao exterior e vice-versa. O Travelex Bank reúne a expertise e serviços de transferências sob medida para que empresas atuem em sistemas financeiros no Brasil e no mundo. Funciona do seguinte modo: por meio de uma parceria, a empresa facilitadora acessa serviços de pagamentos e recebimentos internacionais. O Travelex Bank processa as transações do exterior para o Brasil (neste caso, a prestadora do serviço recebe em reais) e do Brasil para o exterior (recebimento na moeda local). As operações podem ser realizadas em lote fazendo com que os custos sejam reduzidos e os processos simplificados.

Outro ponto importante: com o Travelex Bank, a FPI estará em total aderência às exigências regulatórias do Banco Central do Brasil. Sem contar que todas as transações são validadas em listas internacionais e nacionais, por meio de um sistema automatizado, que confere mais agilidade e confiabilidade à operação.

Veja 4 benefícios de conectar negócios ao mundo de forma rápida e segura com o Travelex Bank:

  1. Confiabilidade e transparência. O Travelex Bank atende a todas as regulamentações do Banco Central.
  2. Suporte com célula exclusiva de atendimento. Uma equipe de especialistas em câmbio fica à disposição diariamente para prestar consultoria e atendimento dedicado à empresa, via telefone, e-mail ou WhatsApp.
  3. Comodidade e autonomia. Com o Internet Banking, é possível visualizar os contratos de câmbio gerados, acessar o canal bancário para recebimento do exterior, verificar as movimentações realizadas e acompanhar os comprovantes SWIFT.
  4. Facilidade e economia. As transações são realizadas em lote com pagamento no Brasil ou no exterior e proteção à variação cambial.

Converse agora mesmo com um especialista!

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Conheça nossos produtos e serviços:

importação e exportação

Importação e Exportação

Pagamentos internacionais em diversas moedas para importadores ou exportadores.

siscoserv

Transferências Internacionais

Envios e recebimentos de recursos do exterior de forma simples e descomplicada.

proteção cambial

Proteção Cambial

Veja soluções para ajudar a sua empresa a se proteger das oscilações do câmbio.

abrir conta

Conta Corrente em Moeda Estrangeira

Faça movimentações em moeda estrangeira sempre que desejar.

mass payments facilitadoras de pagamento

Mass Payments - Facilitadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para facilitadoras.

mass payments remessadoras de pagamento

Mass Payments - Remessadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para remessadoras.

importação e exportação

Soluções Corporativas

O banco Travelex Bank disponibiliza soluções completas em câmbio, cotação e pagamentos internacionais para empresas que realizam negócios com o exterior.

importação e exportação

Bank Notes

Compra e venda de moedas estrangeiras em espécie para instituições financeiras.

receber adsense

Receber Google Adsense

Recebimentos de pagamentos internacionais feitos pelo Google Adsense.

câmbio turismo

Câmbio Turismo

Dólar, Euro, Cartão Pré-Pago Internacional, Seguro Viagem e Mais.

serviços cambiais

Serviços Cambiais

Veja alguns serviços cambiais disponíveis como cobrança documentária e mais.

Importação & Exportação

Produtos e Canais Bancários

Conheça todo o nosso portifólio de produtos.