Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa
Ícone para fechar o menu lateral

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Entenda a diferença entre investir em título público e crédito privado

Investimento
Investimento

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 17/05/2024

No universo dos investimentos, escolher as aplicações mais adequadas ao perfil de investidor e objetivos é uma decisão que pode impactar diretamente a rentabilidade e a segurança do patrimônio.

Em um cenário político e econômico volátil, em que decisões impactam diretamente na dinâmica dos ativos disponíveis para investir, como as reuniões do Copom (Comitê da Política Monetária) no Brasil, que decidem a taxa da Selic, entender as particularidades de cada tipo de investimento é fundamental para tomar decisões corretas.

Entre o grande leque de ativos no mercado nacional, além das opções de diversificar a carteira com ativos no exterior, existem dois produtos financeiros muito populares para pessoas que desejam alocar dinheiro em ativos de baixo ou médio risco: os títulos públicos e os créditos privados.

Ambos oferecem oportunidades interessantes aos investidores, mas cada um tem particularidades, vantagens e desvantagens, e é essencial entender as diferenças entre eles antes de tomar uma decisão.

Títulos Públicos

Os títulos públicos são uma categoria de investimento em renda fixa. Podemos classificá-los como instrumentos de dívida emitidos pelo governo federal para financiar as atividades do poder público.

Por se tratar de um investimento de renda fixa, ao investir em um título público, você está, na prática, emprestando dinheiro ao governo, neste caso. Em contrapartida, essa instituição federal se compromete a devolver o valor aplicado com juros em uma data futura — tudo preestabelecido na hora da transação.

No Brasil, os títulos públicos são oferecidos por meio do famoso Tesouro Direto, uma plataforma que facilita o acesso dos investidores a esses ativos. São três categorias principais: prefixados (Tesouro Prefixado e Tesouro Prefixado com Juros Semestrais), pós-fixados (Tesouro Selic) ou híbridos, atrelados à inflação (Tesouro IPCA+ e Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais). 

E quais são as principais vantagens de investir em títulos públicos?

  • Segurança: Por serem garantidos pelo governo federal, os títulos públicos são considerados investimentos de baixo risco. 
  • Liquidez: Muitos títulos públicos oferecem liquidez diária, permitindo que você resgate seu dinheiro a qualquer momento.
  • Diversidade: Como vimos acima, existem vários tipos de títulos públicos (pré-fixados, pós-fixados, indexados à inflação), permitindo que o investidor escolha de acordo com as expectativas econômicas.

Há, porém, desvantagens também ao investir nesse tipo de ativo

  • Rentabilidade: Como de praxe no mundo dos investimentos, a segurança dos títulos públicos costumam vir acompanhada de uma rentabilidade menor comparada a investimentos mais arriscados.
  • Tributação: Os ganhos são tributados pelo Imposto de Renda, e a alíquota pode variar de acordo com o prazo de investimento. A alíquota de aplicações com prazo de até 180 dias é de 22,5%, por exemplo, enquanto em investimentos superiores a 720 dias é de 15%.

Crédito Privado

O crédito privado engloba diversos instrumentos de dívida emitidos por empresas privadas. Trata-se, assim como os títulos públicos, de investimentos de renda fixa. A diferença é que ao investir nessa modalidade, você está emprestando dinheiro a uma empresa ou setor específico, recebendo em troca uma remuneração pactuada.

Com um leque maior de produtos, quem quiser investir em crédito privado pode optar por Debêntures, Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA).

As vantagens de optar pelo crédito privado

  • Rentabilidade: Investimentos em crédito privado possuem, geralmente, um risco maior quando comparado a títulos públicos. Dentro dessa lógica, para compensar a exposição do investidor, a rentabilidade costuma ser mais atrativa.
  • Diversificação de portfólio: Se no caso do título público o investidor pode optar por três diferentes modalidades, no crédito privado esse leque é ainda maior. E diversificar a carteira é um método de diluir o risco do portfólio de investimentos.
  • Isenção de IR: Alguns produtos, como LCI e LCA, são isentos de Imposto de Renda, aumentando assim a rentabilidade líquida para o investidor na hora de efetuar o resgate.
  • Respaldo do FGC (Fundo Garantidor de Crédito): Determinados produtos de crédito privado possuem a cobertura do FGC, protegendo o conjunto de depósitos em uma mesma instituição no valor de até R$ 250 mil por pessoa física (CPF) ou jurídica (CNPJ)

Mas nem tudo são flores. As principais desvantagens do crédito privado são:

  • Risco: Nem todos os tipos de crédito privado possuem a garantia do FGC e, naturalmente, o risco dessa modalidade já é maior, pois depende da saúde financeira da empresa emissora do título. Em caso de falência, por exemplo, o investidor pode perder seu capital.
  • Liquidez: Muitos títulos de crédito privado têm menor liquidez, significando que pode ser mais difícil vender esses ativos antes do vencimento. O dinheiro fica “preso” por um período maior naquela aplicação, deixando o investidor sem opções de manobras em cenários de queda da rentabilidade, por exemplo.
  • Complexidade: Ainda que a maioria dos investimentos possam ser feitos pela internet e sem grandes burocracias, entender a estrutura e o risco dos produtos de crédito privado pode ser mais complexo, exigindo maior conhecimento do investidor.

A decisão entre investir em títulos públicos ou crédito privado depende do perfil de investidor de cada um, bem como dos objetivos financeiros e da tolerância ao risco. Se a segurança e a liquidez são as principais prioridades, os títulos públicos podem ser a melhor opção. No entanto, se a procura é por uma maior rentabilidade e existe disposição para assumir mais risco, o crédito privado pode oferecer oportunidades mais atrativas.

Independentemente da escolha, é muito importante se informar bem antes de tomar uma decisão e, também, considerar o apoio de uma assessoria financeira para realizar aportes conscientes. Investir é uma jornada contínua de aprendizado e adaptação às condições de mercado.

Continue se informando sobre as principais novidades de economia e soluções de câmbio. Para isso, nos acompanhe nas redes sociais: Instagram, LinkedIn e YouTube.

Faça parte também do grupo Papo de Câmbio, disponível no WhatsApp e Telegram. Diariamente falamos sobre cotação de moedas e muito mais. Cadastre-se neste link. O mercado de câmbio muda a todo momento, por isso reunimos as principais notícias para você ficar sempre antenado. 

Se inscreva neste link e receba semanalmente a newsletter Mercado de Câmbio em 3 minutos.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Conheça nossos produtos e serviços:

importação e exportação

Importação e Exportação

Pagamentos internacionais em diversas moedas para importadores ou exportadores.

siscoserv

Transferências Internacionais

Envios e recebimentos de recursos do exterior de forma simples e descomplicada.

proteção cambial

Proteção Cambial

Veja soluções para ajudar a sua empresa a se proteger das oscilações do câmbio.

abrir conta

Conta Corrente em Moeda Estrangeira

Faça movimentações em moeda estrangeira sempre que desejar.

mass payments facilitadoras de pagamento

Mass Payments - Facilitadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para facilitadoras.

mass payments remessadoras de pagamento

Mass Payments - Remessadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para remessadoras.

importação e exportação

Soluções Corporativas

O banco Travelex Bank disponibiliza soluções completas em câmbio, cotação e pagamentos internacionais para empresas que realizam negócios com o exterior.

importação e exportação

Bank Notes

Compra e venda de moedas estrangeiras em espécie para instituições financeiras.

receber adsense

Receber Google Adsense

Recebimentos de pagamentos internacionais feitos pelo Google Adsense.

câmbio turismo

Câmbio Turismo

Dólar, Euro, Cartão Pré-Pago Internacional, Seguro Viagem e Mais.

serviços cambiais

Serviços Cambiais

Veja alguns serviços cambiais disponíveis como cobrança documentária e mais.

Importação & Exportação

Produtos e Canais Bancários

Conheça todo o nosso portifólio de produtos.