Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Cartão Corporativo

Veja o saldo e extrato do seu cartão corporativo

SALDO E EXTRATO

Diferenças entre Câmbio Pronto e Câmbio Futuro

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5.00/5 - 2 avaliações)
carregandoLoading...
Câmbio Pronto e Câmbio Futuro

4 min de leitura

Por: Travelex Bank • 17 Jul

Você sabe o que é câmbio pronto? E câmbio futuro? Um guia para ajudar você a realizar operações e fazer contratações de maneira planejada

A taxa de câmbio é uma variável muito importante dentro de uma economia. Repare: ela pode influenciar o nível de produção e de inflação, o comércio externo e os movimentos de capital de um país. Em resumo, a taxa de câmbio funciona como parte do sistema monetário internacional, facilitando a operação comercial entre países. Para quem se interessa por investimentos em outros mercados, importar e exportar, ou até mesmo viaja regularmente ao exterior, estar antenado ao câmbio é essencial. E é por isso que estamos aqui: neste e-book, falaremos de câmbio pronto e câmbio futuro.

O que é câmbio

Quando um brasileiro vai viajar ao exterior e compra dinheiro para usar no destino – por exemplo, o dólar, no caso dos Estados Unidos, ou o iene, no caso do Japão –, essa aquisição chama-se operação de câmbio.

Tenha em mente que:

  • Um importador brasileiro realiza operações de câmbio para trocar reais pela moeda do seu parceiro comercial com o objetivo de pagar pelos itens que adquiriu.
  • Um exportador brasileiro realiza operações de câmbio para troca do valor recebido em uma moeda estrangeira para reais a fim de receber pelos itens vendidos.

E a taxa de câmbio, o que é?

Vamos colocar assim: a taxa de câmbio é uma relação entre moedas de dois países que resulta no preço de uma delas medido em relação à outra. Mas, além de evidenciar quantitativamente uma condição operacional, ela expressa as relações de troca entre dois países.

Se a quantidade de unidades de determinada moeda necessárias para se adquirir uma outra moeda aumentar, diz-se que essa moeda se desvalorizou em relação à outra – houve depreciação. Caso essa quantidade se reduza, diz-se que a moeda valorizou em relação à outra – uma apreciação. As taxas cambiais são determinadas por uma conjunção de fatores intrínsecos a cada país, principalmente a política econômica vigente. É o que veremos a seguir.

O que determina a taxa de câmbio

Não é difícil de imaginar que vários fatores influenciam a taxa de câmbio. Podemos citar aspectos internos, como por exemplo a condução da política econômica. No Brasil, em particular, essa conjuntura ganha contornos ainda mais fortes: somos um país emergente, exportador de commodities e importador de insumos industriais. A partir daí, a relação com o preço do real internacionalmente ganha importância.

Fatores externos também interferem na taxa de câmbio. Juros internacionais mais atrativos em comparação às taxas de juros domésticas, por exemplo, levam investidores para outros mercados.

Câmbio e Comércio Exterior: soluções de câmbio para empresas enviarem e receberem dinheiro do exterior

As operações de troca entre moedas podem assustar à primeira vista, mas independentemente do porte, qualquer empresa pode comprar e vender bens e serviços no mundo inteiro, com custos de transação acessíveis. Planejar estrategicamente a entrada em novos mercados é, inclusive, uma oportunidade para aumentar o faturamento. As instituições financeiras costumam oferecer soluções bastante amigáveis para atender às necessidades de moeda estrangeira de empresas brasileiras. Conheça duas delas nos próximos tópicos e entenda como cada uma pode ajudar o seu negócio.

Câmbio Pronto

Câmbio Pronto

O que é câmbio pronto?

O câmbio pronto é uma operação de compra ou venda de moeda estrangeira à vista e possibilita o fluxo de caixa para pagamento de obrigações ou recebimentos do exterior. Em outras palavras, é uma modalidade sem risco de crédito. Isso ocorre por meio da contratação de câmbio para liquidação em até dois dias úteis. O Banco Central é o órgão responsável por regulamentar essa operação. 

Quais são as vantagens do câmbio pronto?

Contratar o câmbio pronto possibilita que taxas de conversão mais competitivas sejam praticadas. A melhor parte é que a empresa pode contratar a operação no momento mais conveniente, com liquidação em até dois dias.

Câmbio Futuro

Câmbio Futuro

O que é câmbio futuro?

O câmbio futuro é uma modalidade pensada para empresas importadoras, exportadoras e prestadoras de serviços. Trata-se de uma operação que visa proteger as operações de câmbio, travando a taxa no momento exato da contratação. O câmbio futuro garante o valor total da operação e possíveis oscilações do mercado, com liquidação acima de dois dias úteis.

Quais são as vantagens do câmbio futuro?

Com o câmbio futuro, é possível planejar as operações da empresa, assegurando o melhor momento de mercado e mitigando os riscos de variação cambial.

Proteção cambial na importação e na exportação

Empresas que lidam com o mercado internacional precisam estar atentas ao cenário econômico e, principalmente, ao câmbio. Por estarem mais expostas à variação das moedas, podem pautar transações com serviços de proteção, como o câmbio pronto e o câmbio futuro.

Quer saber mais sobre Câmbio Futuro e Câmbio Pronto? Baixe o nosso e-book completo!

Os especialistas do Travelex Bank podem te ajudar a encontrar a melhor solução para você ou para sua empresa.
Travelex Bank, o seu banco de câmbio!

Compartilhe esse post.

Preencha seus dados e receba as novidades do Travelex Bank

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.