Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Afinal, qual o papel da Ptax?

Tudo sobre câmbio
Entenda a Ptax
Tudo sobre câmbio

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 13/07/2020

Utilizada em inúmeros produtos do mercado de câmbio, a Ptax é a Taxa de Câmbio de Referência no mercado brasileiro. O índice é usado para definição desde contratos feitos em dólar até mesmo para cotações do dólar turismo ou analistas econômicos, por exemplo. Esses cálculos são feitos com base na Ptax do dia anterior.

Diariamente, o Banco Central do Brasil publica boletins de câmbio com as cotações de diversas moedas estrangeiras em relação ao real e também ao dólar americano. Porém, apenas o valor do dólar em relação ao real é calculado pelo Bacen, as demais cotações são obtidas por meio de provedores de informação do setor.

Origem da Ptax

Até setembro de 2014, o Sistema do Banco Central – também conhecido por Sisbacen – realizava uma transação chamada PTAX800, usada por muitos anos por quem precisava consultar taxas de câmbio. Por ser tão popular entre agentes do mercado cambial, o novo sistema implementado manteve a nomenclatura Ptax.

Publicado em 28 de junho de 1999, o Comunicado 6.815 do Bacen, explicava o método utilizado para chegar à Ptax, que nada mais é do que a “taxa média ponderada pelo volume das operações no mercado interbancário de câmbio, com liquidação em dois dias úteis”. Tendo esse raciocínio em mente, os especialistas ainda subtraiam, no máximo, 5% dessas transações realizadas, garantindo a eliminação de possíveis valores atípicos – conhecido pelos analistas como outliers.

Mudanças no cálculo da Ptax

Com o passar do tempo, o raciocínio foi substituído pela diminuição de 0,0004, na compra, ou soma de 0,0004, na venda; tendo a média ponderada calculada como base, claro.

Com o Brasil mais ativo no cenário global, o mercado de câmbio nacional sofreu grande crescimento. Dessa forma, a Ptax deveria garantir uma maior representatividade da atividade, sendo assim, a taxa passou a representar a média das cotações conferidas pelo Bacen aos chamados dealers de câmbio ou revendedores de câmbio.

Hoje, as consultas são feitas em quatro momentos do dia, selecionados pela alta liquidez que registram. O Sistema Ptax determina, de forma aleatória, o momento da pesquisa e o dealer tem até dois minutos para enviar uma única taxa de venda e uma única taxa de compra do real em relação ao dólar americano praticadas pelo mercado interbancário naquele momento.

– A primeira consulta pode ocorrer entre 10h e 10h10
– A segunda, entre 11h e 11h10
– A terceira, entre 12h e 12h10
– A quarta e última, entre 13h e 13h10

Ptax

Pronto, valores recebidos. Agora, o Bacen exclui as duas maiores e as duas menores taxas para cada tipo de operação, obtendo-se assim as médias simples de compra e de venda, que serão divulgadas pelo Sistema Ptax em quatro boletins diários – um para cada consulta.

Um quinto boletim é publicado, com a Ptax do dia, ou seja, a média simples dos valores mencionados nos quatro comunicados anteriores.

Importante! Mensalmente, a participação dos dealers é avaliada pelo Bacen. Se no período analisado, ele teve 50% das suas cotações excluídas, quer dizer que seu desempenho foi insatisfatório e será excluído das consultas no mês seguinte.

De acordo com os princípios da International Organization of Securities Commissions (IOSCO), publicados em 2013, a taxa referência deve ser entendida como um guia e não como uma lista de regras a serem totalmente cumpridas. A IOSCO defende que é preciso levar em consideração as particularidades de cada mercado que tiver sua taxa referência analisada, ou seja, o valor é apenas um parâmetro analisado pelo setor.  

Curiosidade: Toda a comunicação entre Bacen e dealers é feita por meio da Mensageria do Bacen.

E, então?
Venha para o Travelex Bank, o seu banco de câmbio e garanta a melhor e mais especializada consultoria em câmbio.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Conheça nossos produtos e serviços:

importação e exportação

Importação e Exportação

Pagamentos internacionais em diversas moedas para importadores ou exportadores.

siscoserv

Transferências Internacionais

Envios e recebimentos de recursos do exterior de forma simples e descomplicada.

proteção cambial

Proteção Cambial

Veja soluções para ajudar a sua empresa a se proteger das oscilações do câmbio.

abrir conta

Conta Corrente em Moeda Estrangeira

Faça movimentações em moeda estrangeira sempre que desejar.

mass payments facilitadoras de pagamento

Mass Payments - Facilitadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para facilitadoras.

mass payments remessadoras de pagamento

Mass Payments - Remessadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para remessadoras.

importação e exportação

Soluções Corporativas

O banco Travelex Bank disponibiliza soluções completas em câmbio, cotação e pagamentos internacionais para empresas que realizam negócios com o exterior.

importação e exportação

Bank Notes

Compra e venda de moedas estrangeiras em espécie para instituições financeiras.

receber adsense

Receber Google Adsense

Recebimentos de pagamentos internacionais feitos pelo Google Adsense.

câmbio turismo

Câmbio Turismo

Dólar, Euro, Cartão Pré-Pago Internacional, Seguro Viagem e Mais.

serviços cambiais

Serviços Cambiais

Veja alguns serviços cambiais disponíveis como cobrança documentária e mais.

Importação & Exportação

Produtos e Canais Bancários

Conheça todo o nosso portifólio de produtos.