Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Cartão Corporativo

Veja o saldo e extrato do seu cartão corporativo

SALDO E EXTRATO

Trava de exportação: como proteger a sua empresa da volatilidade do dólar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00/5 - 5 avaliações)
carregandoLoading...
Trava de exportação - desk

2 min de leitura

Por: Travelex Bank • 17 set

A trava de exportação permite que a sua empresa garanta a taxa de câmbio do mesmo dia de sua negociação, para um crédito futuro da exportação, fugindo da temida variação cambial. Aqui, reunimos as informações que podem lhe ajudar na missão de proteger seu dinheiro

O valor do dólar influencia a economia de todo o mundo. No Brasil, a variação de preço da moeda norte-americana impacta o mercado nacional de diferentes maneiras. O setor de exportações, em especial, pode sofrer mais: empresas que dependem do câmbio se veem à mercê das oscilações e da imprevisibilidade de caixa, o que pode custar boas oportunidades de negócio e até mesmo de crescimento.

A parte boa da história é que uma gestão financeira inteligente, voltada para estratégias de otimização de fluxo de caixa, pode ajudar empresas exportadoras a encarar os desafios da variação cambial. A Trava de Exportação é uma modalidade de proteção cambial pensada para esse cenário. Ela dilui os riscos da variação cambial e, assim, proporciona mais segurança em operações de câmbio.

O que é trava de exportação

A trava de exportação é uma forma de proteção cambial contra as variações, principalmente, do dólar em transações internacionais. Nesse modelo, o exportador bloqueia a taxa de câmbio, no momento mais propício para seu negócio, por meio do fechamento do contrato de câmbio de exportação, o que pode acontecer antes ou depois do embarque das mercadorias ou da prestação de serviços no exterior. Importante: a Trava de Exportação não é uma modalidade de financiamento, e, sim, um mecanismo de proteção cambial.

Como funciona a trava de exportação

Já sabemos que a trava permite ao exportador fixar a taxa cambial em um dia para a moeda estrangeira que será recebida no futuro. Na prática, funciona assim: a empresa realiza a trava da taxa do câmbio de exportação no dia da negociação com o banco. Nesse momento, o prazo e a forma de liquidação com a operação futura já são negociados.

No vencimento, a empresa deve receber uma ordem de pagamento de exportação, apresentar os documentos cambiais e solicitar a liquidação da trava. O crédito é feito na conta da empresa pela taxa do dólar, ou da moeda estrangeira negociada, fechada inicialmente, sem ajustes.

É ideal para empresas…

A trava de exportação é uma modalidade pensada para empresas exportadoras de mercadorias ou prestadores de serviços de qualquer natureza.

Como o Travelex Bank te ajuda

Com um atendimento dedicado e com expertise em câmbio, o Travelex Bank sinalizará o momento em que o câmbio atingir a melhor taxa para a sua operação. Isso, claro, só é possível por conta do relacionamento tratado.

Saiba mais

Quer mais informações sobre trava de exportação ou outras modalidades de proteção cambial? Procure um de nossos especialistas em câmbio!

Compartilhe esse post.

Preencha seus dados e receba as novidades do Travelex Bank

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.