Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Cartão Corporativo

Veja o saldo e extrato do seu cartão corporativo

SALDO E EXTRATO

S&P 500: tudo sobre o principal índice dos Estados Unidos

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00/5 - 2 avaliações)
carregandoLoading...
s&p 500

3 min de leitura

Por: Travelex Bank • 30 dez

Saiba mais sobre o índice S&P 500

Você já ouviu falar no índice S&P 500? Gostaria de conhecer mais a fundo esse índice? Deseja aprender a investir nele? Então confira esse artigo que preparamos contando tudo o que você precisa saber sobre o índice e quais as principais vantagens de investir nele.

O que é o índice S&P 500?

Criado em 1957 pela agência Standard & Poor’s, o índice tem como objetivo passar um panorama dos movimentos das empresas norte-americanas. Ele é formado pelas 500 maiores empresas com ações negociadas tanto na bolsa de Nova York quanto na bolsa de tecnologia Nasdaq.

A grande vantagem do S&P é justamente sua ampla cobertura. O índice mais tradicional das bolsas norte-americanas, o Dow Jones, foi criado em 1896, 61 anos antes do S&P 500 e contempla apenas 30 empresas. Dessa forma o S&P 500 abrange um panorama mais completo e atualizado do mercado norte-americano, incluindo nomes e marcas de empresas muito populares hoje em dia.

No S&P cada ação tem um peso ponderado de acordo com seu tamanho no mercado, sua liquidez e sua representação de grupo industrial. O cálculo da força segue critérios bem definidos nas regras do índice.

Quais empresas podem fazer parte do S&P 500?

Para fazer parte do índice, a companhia deve cumprir alguns requisitos, como:

  • Ser uma empresa norte-americana;
  • Valor de mercado de pelo menos 8,2 bilhões de dólares;
  • Alta liquidez;
  • Ter um free float mínimo de 50%;
  • Ter tido lucro nos resultados apresentados no último trimestre e na soma dos últimos 4 trimestres.

Além disso, um comitê se reúne mensalmente para analisar questões que podem afetar essas empresas e, consequentemente, o índice como um todo. Se for preciso, esse conselho faz os ajustes necessários. Esse comitê também decide sobre a inclusão, a permanência ou a exclusão de uma empresa do índice. A ideia é evitar a rotatividade sempre que possível.

Qualquer pessoa pode acompanhar o índice em tempo real, por meio dos sites de notícias financeiras.

Quais são as empresas do S&P 500?

Atualmente as 10 empresas com mais peso no índice são:

  • Microsoft
  • Apple
  • Amazon
  • Facebook
  • Berkshire Hathaway (empresa de Warren Buffet)
  • JP Morgan Chase
  • Alphabet Inc. C (holding detentora da Google)
  • Alphabet Inc. A (outra empresa do mesmo grupo)
  • Johnson & Johnson
  • Procter & Gamble

Como investir no índice S&P 500?

As principais vantagens de investir no exterior envolvem a eliminação do risco Brasil – em que tudo o que acontece no Brasil, como uma crise econômica ou uma turbulência política, afeta os investimentos – e a chance de lucrar com o cenário da economia norte-americana.

Agora que você conhece um pouco melhor o índice chegou a hora de saber como investir nele. Confira os principais meios:

ETFs
ETF é a sigla para Exchange Traded Funds ou fundos negociados em bolsa. Trata-se de fundos de investimentos cuja carteira replica algum índice e cujas cotas são negociadas na bolsa de valores, como se fossem ações. Nesse caso, é possível comprar cotas de 2 ETFs que seguem a composição do índice S&P 500: o iShares S&P 500 (IVVB11) e o It Now S&P 500 (SPXI11). Para investir, basta ter uma conta em uma corretora de valores aqui e comprar as cotas.

Fundos de Investimento
São diversos os fundos de investimento que têm ações de empresas estrangeiras em sua carteira. São fundos que investem 40% do patrimônio em ativos no exterior. Uma das vantagens nesse tipo de investimento é a presença de um profissional especialista para tomar as decisões de investimento. Importante lembrar que você não vai ter apenas ações do S&P 500, mas também outros ativos que o gestor do fundo entender que fazem sentido para a sua carteira.

Por meio de uma corretora de valores nos EUA
Outra forma de investir no índice S&P 500, é abrindo uma conta em uma corretora de valores nos Estados Unidos. De todas as opções possíveis, no entanto, essa é a que traz menos conveniência, porque é um procedimento bastante burocrático. É preciso traduzir documentos, o que pode elevar os custos, além de declarar Imposto de Renda nos dois países.

Por meio do futuro de S&P 500 na B3
É um produto semelhante ao contrato futuro e ao mini S&P 500 negociado no CME Group, um derivativo que permite ao investidor negociar hoje, a expectativa de preços futuros para a carteira de ações do índice S&P 500. Vale destacar, mais uma vez, que estamos falando de derivativos, um mercado que é mais arriscado e que exige mais conhecimento que o mercado à vista de ações.

Agora que você já sabe como investir no índice S&P 500 chegou a hora de planejar seus investimentos. Uma conta em um banco especializado em câmbio como o Travelex Bank irá te ajudar muito nesse processo, além de trazer diversos outros benefícios quando o assunto é negócio no exterior.

Quer saber como abrir sua conta? Entre em contato com a nossa equipe.

Gostou do conteúdo? Então que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais?

Siga o Grupo Travelex Confidence no Linked-In e no Facebook

Compartilhe esse post.

Preencha seus dados e receba as novidades do Travelex Bank

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.