Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Open Finance: Soluções e desafios no sistema financeiro

Operações financeiras
Operações financeiras

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 3/08/2023

O Open Finance faz parte da agenda de inovação do Banco Central e começou a ser implementado no Brasil em fevereiro de 2021. O conceito ainda está sendo aprimorado, à medida que novas funcionalidades vão sendo incorporadas, mas já temos clara visão do quanto deve transformar as relações entre pessoas, empresas e suas finanças.

A implementação

O compartilhamento de informações requer uma integração perfeita entre bancos e empresas terceiras, sejam elas de dentro ou de fora da indústria. Felizmente, a tecnologia para facilitar esse processo já existe na forma de interfaces de programação de aplicativos (APIs). Uma API é um conjunto de códigos e protocolos que determinam como diferentes plataformas de software se comunicam e interagem. Para que o Open Finance aconteça de fato, uma API atua como um canal entre os sistemas bancários e as soluções de fornecedores.

Com a autorização de cada correntista, as instituições se conectam diretamente às plataformas de outras instituições e acessam exatamente os dados autorizados pelos clientes. É importante reforçar que todo o percurso é feito em um ambiente seguro e a permissão poderá ser cancelada pelo consumidor, se ele assim desejar.

As soluções

Com a formação de uma rede robusta de bancos e terceiros, todos se beneficiam com maior transparência e conveniência. Ao agregar os dados de forma segura e eficiente, as instituições podem selecionar produtos de crédito adequados, analisar documentação e oferecer soluções personalizadas. Os dados brutos também podem ser alimentados por meio de algoritmos de machine learning para extrair informações ainda mais detalhadas. A transparência se reflete para os consumidores, que otimizam sua posição, se colocando no centro de toda a cadeia. A competição faz surgir interesse em resolver problemas, o que facilita a vida de quem mais precisa e o cliente toma melhores decisões e melhora sua saúde financeira.

Onde estamos e para onde vamos

Hoje, no Brasil, com pouco mais de um ano de sistema financeiro aberto, são realizadas mais de 250 milhões de chamadas de APIs por semana, cada uma delas abrangendo milhões de dados. Também foram registrados quase 4 milhões de consentimentos de clientes únicos, segundo informações da Febraban.

O sistema financeiro aberto inclui várias partes interessadas: consumidores, reguladores, governos, provedores de dados e provedores terceirizados. Embora as APIs sejam aptas para estabelecer conexões, o número de integrações necessárias pode levar à assimetria de dados, onde nem todos têm acesso às mesmas informações.

Em março deste ano, o BC e o Conselho Monetário Nacional atualizaram o tratamento regulatório, incluindo boas práticas de governança, como políticas de controles internos, gestão de riscos, auditoria, transparência e outros dispositivos voltados para o bom funcionamento do sistema. A exemplo do segmento financeiro, há uma movimentação geral de diversos setores de mercado para a realidade implacável do compartilhamento de informações. Os novos negócios baseados na abertura total de dados entram no conceito de “open everything”.

Será rotina se deparar com os termos Open Insurance, Open Energy, Open Streaming. A intenção é que os dados transitem quase que livremente, ao comando do cliente, e sejam reutilizados em diferentes empresas para que novos serviços sob medida sejam disponibilizados.

E se você deseja se aprofundar ainda mais no dia a dia do mercado financeiro, acompanhe o Blog do Travelex Bank! Nele você encontra conteúdos diversos sobre câmbio, transações, operações de comércio exterior e muito mais.

Não perca nenhum conteúdo que o Grupo Travelex Confidence prepara para você!

Para isso, nos acompanhe nas redes sociais: Instagram, Linkedin e Youtube

Faça parte do grupo Papo de Câmbio, disponível no WhatsApp e Telegram. Diariamente falamos sobre cotação de moedas e muito mais. Cadastre-se neste link.

Quer saber mais sobre tudo que está acontecendo quando o assunto é Turismo? Assine aqui a nossa newsletter e fique por dentro!

O mercado de câmbio muda a todo momento, por isso reunimos as principais notícias para você ficar sempre antenado. Se inscreva neste link e receba semanalmente a newsletter Mercado de Câmbio em 3 minutos. 

[Fontes: CNN, Folha, Veja, Valor Econômico, Febraban e Valor Investe]

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Conheça nossos produtos e serviços:

importação e exportação

Importação e Exportação

Pagamentos internacionais em diversas moedas para importadores ou exportadores.

siscoserv

Transferências Internacionais

Envios e recebimentos de recursos do exterior de forma simples e descomplicada.

proteção cambial

Proteção Cambial

Veja soluções para ajudar a sua empresa a se proteger das oscilações do câmbio.

abrir conta

Conta Corrente em Moeda Estrangeira

Faça movimentações em moeda estrangeira sempre que desejar.

mass payments facilitadoras de pagamento

Mass Payments - Facilitadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para facilitadoras.

mass payments remessadoras de pagamento

Mass Payments - Remessadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para remessadoras.

importação e exportação

Soluções Corporativas

O banco Travelex Bank disponibiliza soluções completas em câmbio, cotação e pagamentos internacionais para empresas que realizam negócios com o exterior.

importação e exportação

Bank Notes

Compra e venda de moedas estrangeiras em espécie para instituições financeiras.

receber adsense

Receber Google Adsense

Recebimentos de pagamentos internacionais feitos pelo Google Adsense.

câmbio turismo

Câmbio Turismo

Dólar, Euro, Cartão Pré-Pago Internacional, Seguro Viagem e Mais.

serviços cambiais

Serviços Cambiais

Veja alguns serviços cambiais disponíveis como cobrança documentária e mais.

Importação & Exportação

Produtos e Canais Bancários

Conheça todo o nosso portifólio de produtos.