Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

O que é investidor-anjo?

Investimento
Investimento

2 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 5/11/2020

Por definição, é o indivíduo que investe seu próprio dinheiro em uma empresa empreendedora, sendo assim, chamado de um “investidor-anjo”.

Parece uma maneira infalível de obter bons retornos sobre o seu dinheiro: investir pequenas quantias em uma dúzia ou mais de empresas jovens e promissoras; colher recompensas satisfatórias em um ou dois casos; repetir a fórmula. Esta é a versão simplificada da lógica usada em um investimento-anjo, o eufemismo que caracteriza aportes financeiros em estágio inicial de empresas que, geralmente, têm muitas ideias e pouco capital. Antes que os bancos façam empréstimos ou que os investidores de risco considerem apostar suas fichas, o investidor-anjo entra em ação, colocando o capital inicial necessário para impulsionar empresas de pequeno porte a alçar voos mais concretos rumo ao crescimento.

Investidor-anjo: ajudando startups a decolar

Em poucas palavras, um investidor-anjo é aquele que fornece suporte financeiro para pequenas startups ou para empreendedores, normalmente em troca de uma participação societária minoritária no negócio. De acordo com Cassio A. Spina, colaborador voluntário na Endeavor Brasil e fundador da Anjos do Brasil, o termo “Investidor-Anjo” foi cunhado nos Estados Unidos, no início do século 20. Designava os investidores que bancavam os custos de produção das peças de teatro da Broadway, assumindo os riscos, apoiando sua execução e participando do retorno financeiro.

Para longe dos holofotes do palco, a maioria dos investidores-anjo, hoje, está em busca de uma taxa de retorno mais alta do que a proporcionada pelas oportunidades de investimento tradicionais.

Resumo: o que é investidor-anjo Um investidor-anjo geralmente é aquele que financia startups em estágios iniciais, geralmente com seu próprio dinheiro.   O investimento-anjo é a principal fonte de financiamento para muitas startups, uma vez que é mais amigável que outras formas de empréstimo.   O apoio que os investidores-anjos fornecem às startups estimula a inovação, o que se traduz em crescimento econômico.   Há risco! Esse tipo de investimento tem pouca previsibilidade.

O que é melhor, um investidor-anjo ou o empréstimo bancário tradicional?

Se a resposta que pulou da sua boca foi “investidor-anjo porque não tem juros”, vamos com calma. É verdade que, ao buscar empréstimos, na modalidade que for, o empreendedor assume uma dívida sobre a qual incidem juros. O investidor-anjo, por sua vez, leva um pedacinho do negócio – muitos não gostam da ideia de dividir a empresa e o lucro futuro. A vantagem em ter o anjo por perto (literalmente) é a expertise e a rede aceleradora que ele pode oferecer. Por isso, a melhor decisão está diretamente relacionada a uma análise aprofundada: qual é o segmento da sua empresa, em que estágio está. Sem lucratividade, é muito difícil conseguir um empréstimo, ao passo que para captar investidores, o empreendedor precisa ter muito network, uma boa ideia e um plano de negócio convincente.

Empresas que tiveram investidor-anjo

Quase toda tech de sucesso deu seu pontapé inicial com um investidor-anjo enxergando potencial em ideias e, nesse sentido, o Facebook é um bom exemplo. O filme “A Rede Social” (“The Social Network”, 2010), indicado ao Oscar em 2011, mostra os momentos embrionários da história da companhia – você se lembra que o brasileiro Eduardo Saverin teria sido responsável pelo fornecimento do capital inicial para o desenvolvimento da empresa? Hoje bilionário, Saverin atua como investidor-anjo e recentemente fez seu primeiro aporte na América Latina. A startup contemplada foi a mexicana Yalochat, que desenvolve chatbots para que grandes empresas atendam seus clientes via WhatsApp, Facebook Messenger e WeChat.

Acompanhe o blog do Travelex Bank e fique sempre por dentro das principais informações dos mercados financeiros.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Conheça nossos produtos e serviços:

importação e exportação

Importação e Exportação

Pagamentos internacionais em diversas moedas para importadores ou exportadores.

siscoserv

Transferências Internacionais

Envios e recebimentos de recursos do exterior de forma simples e descomplicada.

proteção cambial

Proteção Cambial

Veja soluções para ajudar a sua empresa a se proteger das oscilações do câmbio.

abrir conta

Conta Corrente em Moeda Estrangeira

Faça movimentações em moeda estrangeira sempre que desejar.

mass payments facilitadoras de pagamento

Mass Payments - Facilitadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para facilitadoras.

mass payments remessadoras de pagamento

Mass Payments - Remessadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para remessadoras.

importação e exportação

Soluções Corporativas

O banco Travelex Bank disponibiliza soluções completas em câmbio, cotação e pagamentos internacionais para empresas que realizam negócios com o exterior.

importação e exportação

Bank Notes

Compra e venda de moedas estrangeiras em espécie para instituições financeiras.

receber adsense

Receber Google Adsense

Recebimentos de pagamentos internacionais feitos pelo Google Adsense.

câmbio turismo

Câmbio Turismo

Dólar, Euro, Cartão Pré-Pago Internacional, Seguro Viagem e Mais.

serviços cambiais

Serviços Cambiais

Veja alguns serviços cambiais disponíveis como cobrança documentária e mais.

Importação & Exportação

Produtos e Canais Bancários

Conheça todo o nosso portifólio de produtos.