Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Cartão Corporativo

Veja o saldo e extrato do seu cartão corporativo

SALDO E EXTRATO

O açúcar brasileiro: líder isolado no comércio exterior

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5.00/5 - 3 avaliações)
carregandoLoading...
Açúcar brasileiro - desktop

5 min de leitura

Por: Travelex Bank • 4 Jun

Nas aulas de história e geografia, aprendemos que a produção do açúcar foi uma das principais atividades da economia, social e cultural no Brasil Colonial, entre os séculos XVI e XVIII.

De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a expectativa é de que o Brasil permaneça na liderança da produção mundial de açúcar na safra atual, 2020/2021, com estimativa de mais de 41 milhões de toneladas produzidas. Logo em seguida está a Índia, com 31 milhões de toneladas. Repare na diferença produtiva: são 10 milhões de toneladas que nos separam!

Produção de Cana-de-açúcar

Quando falamos sobre a exportação do açúcar, o Brasil é líder isolado. Historicamente, o Brasil é o maior produtor de açúcar do mundo. Segundo dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), a safra 2020/2021 do nosso País representa 23% da produção global e 49% da exportação mundial.

“O açúcar brasileiro chega a todos os cantos do globo e ajuda a combater a desnutrição, sendo uma importante fonte natural e acessível de energia para as pessoas. É um ingrediente fundamental no preparo de alimentos para obtenção de sabor e consistência e faz parte da cultura e do dia a dia dos brasileiros”.

UNICA

Os bons resultados da produção e exportação do açúcar no Brasil são consistentes, pois na safra de 2018/2019, o Brasil foi responsável por 45% das exportações globais do produto, sendo que no ano passado (2020), as vendas para o mercado internacional cresceram 72%.

Fatores que podem ter contribuído para o aumento da exportação de açúcar em 2020:

– Queda no consumo de etanol, fazendo com que destinássemos uma parte maior da produção da cana-de-açúcar para a iguaria

– Período de seca prolongada no País contribuiu para maior concentração de açúcares na cana, gerando maior rendimento industrial

– Restrições de oferta sofridas por outros produtores, como a Tailândia

Principais importadores do açúcar brasileiro em 2020:

– China e Argélia (açúcar na forma bruta)

– Venezuela e Iêmen (tipo refinado)

Para que você entenda um pouco mais sobre esta commodity tão importante para a nossa economia, explicaremos, abaixo, algumas características sobre o açúcar. Veja só.

Tipos de açúcar

Você sabia que existem seis tipos de açúcar no mercado? Pois é, são muitas variações de uma mesma commodity. Entenda as diferenças entre eles:

Açúcar refinado: é a forma mais comum do açúcar, aquela que a maioria de nós compra no mercado. No entanto, de acordo com os especialistas é a menos saudável, pois, durante o processo de refinamento, alguns compostos químicos são incluídos para garantir aquela coloração branca e vitaminas e sais minerais são perdidos nesse processo.

açúcar cristal

Açúcar cristal: você já deve ter visto aqueles cristais maiores e transparentes, o que torna o açúcar mais difícil de dissolver em água, por exemplo. Apesar de o processo de refinamento não ser o mesmo da versão refinada, boa parte das vitaminas é retirada.

Açúcar orgânico

Açúcar orgânico: como o próprio nome supõe, sua composição não conta com ingredientes artificiais, mantém mais vitaminas e também não passa pelo processo de refinamento, por isso sua coloração é mais escura.

Açúcar demerara: passa por um leve processo de refinamento e não recebe nenhum ingrediente químico, por isso sua cor é marrom-clara e em grandes grãos. Seus valores nutricionais são altos, porém seu valor costuma ser um pouco mais elevado nos mercados.

Açúcar mascavo

Açúcar mascavo: este é o conhecido açúcar na forma bruta, resultado do cozimento do caldo de cana. Por não sofrer o processo de refinamento, sua coloração é mais escura e tem um sabor mais encorpado, muito próximo ao da cana-de-açúcar.

Frutose

Frutose: é o açúcar extraído de frutas e do milho. Apesar de ser natural, este é a derivação mais doce e com menos vitaminas da commodity.

A seca contribui para a produção da cana?

Pelo contrário, o tempo seco ameaça a produtividade da cana-de-açúcar, pois as chuvas são essenciais para o crescimento da plantação. O clima quente, por sua vez, ajuda a acelerar a colheita e a aumentar o conteúdo de sacarose (açúcar) da cana.

Para entender qual a época do ano ideal para iniciar o plantio da cana-de-açúcar é preciso entender qual será o seu objetivo:

Alimentação de animais, como o gado: é comum a plantação de um ano para que se consiga uma forma rápida de produção de alimento (cana-de-ano). Neste caso, o plantio é feito logo no início da estação chuvosa, entre outubro e dezembro. O desenvolvimento da plantação ocorre entre os meses de março e abril e logo em seguida, começa o processo de maturação da plantação.

Alta produtividade, usado por usinas e destilarias: a cultura leva entre 15 e 18 meses, sendo plantada entre os meses de janeiro e março, época com boas condições climáticas, o que maximiza o desenvolvimento das mudas. Com a chegada do inverno, em abril, retoma-se o processo de desenvolvimento da plantação, que ocorre até setembro e logo em seguida, nos próximos meses, ocorre o processo de maturação da cana-de-açúcar até o momento de sua colheita ao atingir 15 ou 18 meses de seu plantio.

A cana de inverno é recomendada para produtores que contam com sistema de irrigação, já que o seu plantio é feito no período de seca. Apesar da alta produtividade, por conta do controle de disponibilidade de água no solo, seu custo é mais elevado.

No geral, será necessário fazer uma reforma ou replantio da cana após cinco ou seis anos de produção.

Está pensando em entrar para um dos principais mercados nacionais ou então já faz parte do mercado açucareiro e quer aumentar os seus rendimentos com a produção, fale agora mesmo com um dos especialistas em câmbio do Travelex Bank! Nosso time está pronto para prestar uma consultoria personalizada e especializada em câmbio e comércio exterior para que o seu ganho com a exportação da commodity seja ainda maior.

Você entende do seu negócio e nós entendemos de câmbio por você!

Travelex Bank, o seu banco de câmbio e de sua empresa!

Fontes: UNICA; Portal Lunetas; Jovem Pan; Blog Rehagro

Compartilhe esse post.

Preencha seus dados e receba as novidades do Travelex Bank

    Travelex Bank

    Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

    Travelex Bank

    Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.