Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

NYSE e NASDAQ: diferenças e funcionamento

Investimento
NYSE e NASDAQ
Investimento

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 24/06/2020

É fato de que os Estados Unidos são um dos principais polos econômicos do mundo. É no país que encontramos a sede de gigantes como Apple, Amazon, Microsoft, entre outras. Porém, essa predisposição para o mercado não tem relação só com grandes corporações: a compra e venda de ações também tem um papel muito importante. Inclusive, duas das maiores bolsas, NYSE e NASDAQ, são norte-americanas.

Você já pensou em explorar formas de investir em ações internacionais? Conheça, aqui, como funciona o mercado estrangeiro, principalmente nos EUA.

Diferença entre NYSE e NASDAQ

Primeiro, é importante entender que ambas lidam com ações de empresas de grande porte. Porém, enquanto a NYSE, também conhecida como Bolsa de Nova York, concentra ativos mais tradicionais, a NASDAQ lida com mais empresas do setor de tecnologia. A forma como os ativos são negociados é outro ponto distinto entre as duas.

Na NYSE, classificada como a maior bolsa de valores do mundo em capitalização, as operações são feitas pelo mercado de leilão, onde os clientes compram e vendem seus papéis entre si. O preço de oferta mais alto, corresponderá ao menor valor de venda. Isto é, no meio de inúmeras propostas do mesmo papel, a que determinará o menor preço para a negociação é a oferta mais alta.

A NASDAQ, por sua vez, é mais centralizada e as negociações são feitas por revenda. Ou seja, as operações não são diretas, elas ocorrem por meio de intermediários. Além disso, a NASDAQ uma bolsa totalmente digital, enquanto a Bolsa de Nova York tem apenas uma parte de seu funcionamento por meio eletrônico.

Regras para a listagem das empresas

Apesar do número considerável de empresas, essas bolsas de valores têm regras para aceitar as companhias. Na NYSE, por exemplo, existe uma taxa anual de inscrição, que pode ir até USD 500 mil. O valor tem como base o número de papéis comercializados pelas empresas.

Enquanto isso, a NASDAQ tem duas taxas. A primeira, de inscrição, vai de USD 50 mil a USD 75 mil. Já a segunda, cobrada anualmente, pode ser de até USD 27.500,00.

Índices da NYSE e NASDAQ

O índice é um indicador que reflete o valor de determinados setores de ações negociadas na bolsa.

A NASDAQ, por exemplo, possui o NASDAQ Composite, que engloba mais de cinco mil empresas de tecnologia do mundo todo. Também há o Nasdaq-100, que contém as 100 maiores companhias dessa bolsa.

Já a NYSE é um pouco mais tradicional. Entre seus índices estão o Dow Jones Industrial Average, ligado às 30 maiores empresas dos EUA. Há também o famoso índice S&P 500, com 500 ações das duas bolsas, escolhidas de acordo com liquidez, tamanho e setor.

Como funciona a NYSE

A Bolsa de Nova York é uma das principais bolsas de valores não só dos Estados Unidos, como também do mundo. Ela foi fundada em 1792 e está localizada em Wall Street, centro financeiro de Manhattan.

De acordo com os últimos dados, a NYSE capitalizou cerca de USD 21,3 trilhões, com mais de 2.400 empresas listadas. É nela que estão grandes companhias com décadas de existência, como Walmart, General Electric, AT&T, Johnson & Johnson, The Walt Disney Company, entre outras.

Em 2007, no início do seu trabalho de modernização, suas operações foram fundidas com um grupo de bolsa de valores eletrônica da Europa, a Euronext, criando a NYSE Euronext.

Isso, além de mostrar uma iniciativa de modernização dos seus processos, formou o primeiro mercado de capitais pan-atlântico da história. Inclusive, essa fusão também pode ser negociada na bolsa, como NYSE:NYX.

Em 2013, a NYSE conseguiu superar a NASDAQ no quesito empresas de tecnologia. O feito aconteceu graças aos esforços da Bolsa de Nova York em atrair mais companhias deste setor. Ela começou a garantir que a volatilidade seria 60% menor do que a do concorrente, devido ao seu modo de negociar, além de fornecer mais liquidez.

Como funciona a NASDAQ

Muito mais nova do que a NYSE, a NASDAQ surgiu na década de 1970, a partir de uma necessidade. A instituição responsável pela regulamentação de ativos, a U.S Securities and Exchange Commission (SEC), fez um estudo que apontou para uma necessidade por parte de alguns setores, principalmente o de tecnologia, de uma regulamentação mais eficaz. Dessa forma, a recomendação era para que tanto o monitoramento quanto as negociações fossem feitos de maneira eletrônica.

Esse levantamento foi crucial para definir uma das principais características da NASDAQ: ser uma bolsa de valores totalmente digital. O número de empresas também é outra característica: ela tem 3.800 companhias listadas, com uma capitalização de USD 11 trilhões. Diferentemente da Bolsa de Nova York, existem companhias de diversos tamanhos. Entre as empresas que encontramos estão: Facebook, Google, Amazon, Apple e Microsoft.

E então, ficou ainda mais interessado em investir no exterior?
Fale com um especialista em câmbio do Travelex Bank.
11 3004 0490

Travelex Bank, o seu banco de câmbio!

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Conheça nossos produtos e serviços:

importação e exportação

Importação e Exportação

Pagamentos internacionais em diversas moedas para importadores ou exportadores.

siscoserv

Transferências Internacionais

Envios e recebimentos de recursos do exterior de forma simples e descomplicada.

proteção cambial

Proteção Cambial

Veja soluções para ajudar a sua empresa a se proteger das oscilações do câmbio.

abrir conta

Conta Corrente em Moeda Estrangeira

Faça movimentações em moeda estrangeira sempre que desejar.

mass payments facilitadoras de pagamento

Mass Payments - Facilitadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para facilitadoras.

mass payments remessadoras de pagamento

Mass Payments - Remessadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para remessadoras.

importação e exportação

Soluções Corporativas

O banco Travelex Bank disponibiliza soluções completas em câmbio, cotação e pagamentos internacionais para empresas que realizam negócios com o exterior.

importação e exportação

Bank Notes

Compra e venda de moedas estrangeiras em espécie para instituições financeiras.

receber adsense

Receber Google Adsense

Recebimentos de pagamentos internacionais feitos pelo Google Adsense.

câmbio turismo

Câmbio Turismo

Dólar, Euro, Cartão Pré-Pago Internacional, Seguro Viagem e Mais.

serviços cambiais

Serviços Cambiais

Veja alguns serviços cambiais disponíveis como cobrança documentária e mais.

Importação & Exportação

Produtos e Canais Bancários

Conheça todo o nosso portifólio de produtos.