Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Nômade digital: como se tornar um (e trabalhar de qualquer lugar)

Tendência
Nômade digital - desktop
Tendência

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 14/05/2021

“Um nômade digital é alguém que deseja a liberdade de viver e trabalhar de qualquer lugar do mundo e usa a tecnologia para tornar esse desejo uma realidade”, diz Keith, empresário e autor do blog Nomad Flag. A tal bandeira que Keith carrega há mais de 20 anos tem nome: nomadismo digital. Esse, provavelmente, é um dos estilos de vida que mais ganhou notoriedade nos últimos anos e se intensificou ainda mais com a pandemia e a nova realidade do trabalho híbrido, o que para muitos ainda não era possível.

De acordo com a Pesquisa de Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, elaborada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), 46% das empresas no Brasil adotaram a estratégia de trabalho remoto durante a pandemia. No setor de comércio e serviços, 57,5% dos trabalhadores adotaram o teletrabalho; em pequenas empresas, esse percentual sobe para 52%.

Abaixo, separamos as principais características desse estilo de vida para que você fique por dentro da tendência. Veja!

O que significa ser um nômade digital?

Antes de respondermos à pergunta, vamos nos ater ao termo “nômade”. De acordo com o dicionário, é “aquele que não tem casa ou não se fixa muito tempo num lugar”. Pois bem, o nômade moderno é a pessoa que não tem, então, casa permanente, um lugar, uma raiz. Passa tanto tempo viajando, que a única maneira de arcar com os gastos é ganhando dinheiro por onde passa.

Seguindo o raciocínio, o nômade digital subsidia a vida em eterna viagem trabalhando online, remotamente. Ele se vale de seus notebooks, smartphones e tablets para fazer serviços, independentemente do local em que esteja naquele momento e, assim, patrocinar a sua jornada.

A verdade é que, com a tecnologia e o acesso cada vez mais difundido à internet, o nômade digital pode simplesmente levar seu emprego para onde quer que vá e trabalhar em quartos de hotel, bibliotecas, cafés, trailers ou espaços de coworking, seja aqui no Brasil ou do outro lado do mundo, na Austrália.

Ser nômade digital é uma tendência

Tendência nômade digital

Como já dissemos, o nomadismo digital é um estilo de vida que tem ganhado cada vez mais adeptos. Algumas pesquisas já indicaram que até 2025, haverá 1 bilhão de nômades digitais no planeta. É possível? Talvez, sim!

Alguns destinos são populares – centros como Chiang Mai, na Tailândia, ou Ubud, na Indonésia. Certas cidades europeias também estão se desenvolvendo fortemente nesse sentido – Berlim e Lisboa são bons exemplos disso. Nesses lugares, nômades digitais de todo o mundo se encontram, trabalham juntos em espaços de coworking e compartilham suas ideias e histórias.

Sobre isso, aliás, o site Nomad List elencou os melhores lugares do mundo para nômades digitais:

  1. Lisboa, Portugal
  2. Canggu, Bali
  3. Cidade do México, México
  4. Tapei, Taiwan
  5. Berlim, Alemanha
  6. Tenerife, Ilhas Canárias
  7. Austin, Estados Unidos
  8. Cidade do Cabo, África do Sul
  9. Las Palmas, Ilhas Canárias
  10. Warsaw, Polônia

Lista um tanto quanto diversa, não é mesmo?

O que considerar antes de se tornar um nômade digital?

Se você ainda não tinha se questionado sobre a possibilidade de se tornar um nômade digital, tenho certeza de que agora está pensando a respeito. No entanto, uma decisão como esta deve ser analisada com calma, afinal as mudanças serão grandes e contínuas.

Para te ajudar, separamos alguns tópicos que podem te ajudar a pensar melhor sobre o assunto:

  • Você se adapta fácil às mudanças ou prefere ter uma rotina bem definida? Lembre-se de que a principal característica de um nômade é não ter residência fixa por muito tempo!
  • Como você lida com a saudade e a distância de seus amigos e familiares?
  • Você tem autodisciplina? Imagine que você precisará ter disposição para realizar o seu trabalho online e ser flexível o suficiente para lidar com as mudanças constantes. Se você está um passo antes e o trabalho é uma preocupação, temos uma superdica: hoje já existem algumas plataformas (online, claro) para quem procura por um emprego à distância, em formato home office. 
  • Antes de tornar o nomadismo uma rotina na sua vida, é importante que você tenha um planejamento financeiro que te garanta certa tranquilidade no início da sua aventura, até que você esteja habituado à nova vida.
  • Para ser um nômade digital, você trabalhará de qualquer lugar do mundo, certo? Isso também significa que você precisará receber seus pagamentos de qualquer lugar do mundo e ter a segurança de que não terá problemas no recebimento. Já pensou nisso? Pois é. Conte com uma empresa confiável, que seja sua parceira e que esteja presente em todo o mundo!

Dica valiosa: conte com o Travelex Bank, banco integrante da maior empresa de câmbio do mundo, a Travelex. No Travelex Bank, você conta com a consultoria personalizada de especialistas em câmbio e soluções que te atenderão de forma rápida, simples e segura, seja para as suas próprias transferências internacionais, como para operações de importação e exportação.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Conheça nossos produtos e serviços:

importação e exportação

Importação e Exportação

Pagamentos internacionais em diversas moedas para importadores ou exportadores.

siscoserv

Transferências Internacionais

Envios e recebimentos de recursos do exterior de forma simples e descomplicada.

proteção cambial

Proteção Cambial

Veja soluções para ajudar a sua empresa a se proteger das oscilações do câmbio.

abrir conta

Conta Corrente em Moeda Estrangeira

Faça movimentações em moeda estrangeira sempre que desejar.

mass payments facilitadoras de pagamento

Mass Payments - Facilitadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para facilitadoras.

mass payments remessadoras de pagamento

Mass Payments - Remessadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para remessadoras.

importação e exportação

Soluções Corporativas

O banco Travelex Bank disponibiliza soluções completas em câmbio, cotação e pagamentos internacionais para empresas que realizam negócios com o exterior.

importação e exportação

Bank Notes

Compra e venda de moedas estrangeiras em espécie para instituições financeiras.

receber adsense

Receber Google Adsense

Recebimentos de pagamentos internacionais feitos pelo Google Adsense.

câmbio turismo

Câmbio Turismo

Dólar, Euro, Cartão Pré-Pago Internacional, Seguro Viagem e Mais.

serviços cambiais

Serviços Cambiais

Veja alguns serviços cambiais disponíveis como cobrança documentária e mais.

Importação & Exportação

Produtos e Canais Bancários

Conheça todo o nosso portifólio de produtos.