Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Empresas precisam se proteger da volatilidade cambial em momentos de incertezas

Tudo sobre câmbio
Tudo sobre câmbio

2 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 5/08/2022
*Por Carolina Araújo, superintendente comercial

A volatilidade cambial é sempre um ponto de atenção para as empresas, principalmente aquelas com compromissos financeiros no exterior. A taxa do dólar tem sofrido muitas oscilações, causadas por diversos fatores externos, que vão desde a guerra na Ucrânia à alta de juros nos Estados Unidos.  Neste cenário, é de suma importância que as companhias conheçam estratégias que proporcionem segurança e previsibilidade nas suas operações para minimizarem os riscos de prejuízos.

Instituições financeiras possuem em seu portfólio alguns tipos de hedge cambial, que auxiliam na manutenção de uma margem de lucro, a fim de evitar perdas e diminuir a exposição às variações das moedas estrangeiras. Entre elas, existe o contrato a termo de moedas ou NDF (Non-Deliverable Forward), ferramenta criada para ajudar as companhias a se protegerem das flutuações das moedas.

Como funciona o NDF

Para importadores e exportadores, que têm compromissos ou recebimentos em moeda estrangeira, o NDF oferece a vantagem de fixar antecipadamente a taxa de câmbio em uma data futura, sem prazo máximo, ou seja, seu contrato para liquidação pode ser de três dias ou superior a um ano. Além disso, não há necessidade de desembolso inicial e nem ajustes durante o período contratado, o pagamento, no valor já estipulado, ocorre apenas na data acordada. É um instrumento ideal para ter previsibilidade e planejamento do fluxo de caixa.

Em países emergentes, como o Brasil, essa é uma estratégia bastante eficaz. Afinal, em momentos de crise ou mudanças políticas e econômicas, o Real tende a se desvalorizar frente a moedas mais fortes, como o dólar. Segundo a Bolsa de Valores (B3), as operações de compra de dólares por meio de contratos NDF, cresceram 10,2% no primeiro semestre deste ano e os contratos para venda avançaram 23%, quando comparado ao mesmo período de 2021.

Como especialistas de câmbio, defendemos a importância deste instrumento, principalmente em um momento no qual o comércio exterior se mostra ainda mais volátil e sem previsão certa de futuro. Ao contratar o NDF, o empresário pode focar suas energias em suas operações internas e seu core business. O controle do fluxo de caixa na moeda local permite que sigam o dia a dia do seu faturamento normalmente, sem surpresas ou prejuízos no momento de liquidar sua operação cross border.

* Carolina Araújo faz parte do time do Travelex Bank desde julho de 2019, onde já atuou como gerente regional e atualmente é superintendente comercial do Travelex Bank. Carolina é bacharelada em Comércio Exterior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e conta ainda com MBA em Negócios Internacionais e Comércio Exterior pela FGV. Com 18 anos no mercado de câmbio, Carolina já passou por instituições financeiras como HSBC, Itaú e Safra.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Conheça nossos produtos e serviços:

importação e exportação

Importação e Exportação

Pagamentos internacionais em diversas moedas para importadores ou exportadores.

siscoserv

Transferências Internacionais

Envios e recebimentos de recursos do exterior de forma simples e descomplicada.

proteção cambial

Proteção Cambial

Veja soluções para ajudar a sua empresa a se proteger das oscilações do câmbio.

abrir conta

Conta Corrente em Moeda Estrangeira

Faça movimentações em moeda estrangeira sempre que desejar.

mass payments facilitadoras de pagamento

Mass Payments - Facilitadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para facilitadoras.

mass payments remessadoras de pagamento

Mass Payments - Remessadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para remessadoras.

importação e exportação

Soluções Corporativas

O banco Travelex Bank disponibiliza soluções completas em câmbio, cotação e pagamentos internacionais para empresas que realizam negócios com o exterior.

importação e exportação

Bank Notes

Compra e venda de moedas estrangeiras em espécie para instituições financeiras.

receber adsense

Receber Google Adsense

Recebimentos de pagamentos internacionais feitos pelo Google Adsense.

câmbio turismo

Câmbio Turismo

Dólar, Euro, Cartão Pré-Pago Internacional, Seguro Viagem e Mais.

serviços cambiais

Serviços Cambiais

Veja alguns serviços cambiais disponíveis como cobrança documentária e mais.

Importação & Exportação

Produtos e Canais Bancários

Conheça todo o nosso portifólio de produtos.