Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Cartão Corporativo

Veja o saldo e extrato do seu cartão corporativo

SALDO E EXTRATO

Contra o otimismo da razão, o pessimismo da prática

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5.00/5 - 1 avaliações)
carregandoLoading...
Resumo de Mercado 08/07 - desktop

4 min de leitura

Por: Travelex Bank • 8 Jul

Enquanto isso, precaução é a palavra que define o mercado externo em dia de pessimismo global

Principais moedas do mercado financeiro

AGENDA DE EVENTOS | 08 de julho de 2021
Contra o otimismo da razão, o pessimismo da prática. A frase é uma reorganização satírica da citação de Antonio Gramsci (1891-1937)

BRASIL

BRASIL

08:00 FGV: IPC-S – Jul (1ª quadrissemana)
09:00 IBGE: IPCA – Jun
09:00 IBGE: INPC – Jun
09:00 IBGE: Índice Nacional da Construção Civil (INCC/Sinapi) – Jun
09:00 IBGE: Produção industrial mensal regional – Mai
11:00 Tesouro faz leilão de LTN para 1º/10/2022, 1º/7/2023 e 1º/1/2025; de NTN-F para 1º/1/2027 e 1º/1/2031; e de LFT para 1º/9/2023 e 1º/9/2027
11:30 BC oferta até 15 mil contratos de swap (US$ 750 milhões), em rolagem
12:00 BC oferta até R$ 4 bilhões em compromissadas de dois meses

E.U.A.

E.U.A.

09:45 Dpto Trabalho: Pedidos de auxílio desemprego – semana até 02/07
11:30 DoE: Estoques de petróleo – semana até 02/07

Europa

EURO

08:00 Alemanha:  BCE divulga resultados da revisão de estratégia de política monetária
09:30 Alemanha: Presidente do BCE, Christine Lagarde, concede coletiva de imprensa sobre resultados da revisão de estratégia de política monetária

ÁSIA OK

ÁSIA

22:30 China: NBS: CPI – Jun

______________________________________________________________________________________________________________________________

Brasil

BRASIL
Contra o otimismo da razão, o pessimismo da prática
Por Pedro Molizani  – Trader Mesa Câmbio do Travelex Bank, o seu banco de câmbio

O título “Contra o otimismo da razão, o pessimismo da prática” é uma reorganização satírica da citação de Antonio Gramsci (1891-1937). A crise política doméstica se torna, paulatinamente, pouco reversível a curto e médio prazo. Uma agenda de eventos com certo peso deve apenas publicar indicadores econômicos, abalizando pouco os investidores em um dia já permeado pelo pessimismo global. O extremo mau humor no cenário internacional não reflete o cenário local: o intensifica. Desse modo, depreende-se, pois, que os ativos internos devem sofrer um agravamento no dia de hoje.

Com relação ao mercado cambial, a tendência de valorização do real diante do chamado “Efeito Biden” está em um hiato. O intervalo mostra um real se desvalorizando nos últimos dias em um ritmo atordoante, significando o quanto o peso da política interna – seja por causa de estresse com a CPI, seja por desdobramentos da reforma tributária – se sobressai frente às variáveis globais.

Não obstante, a cada dia que passa o marasmo com relação a possíveis aprovações de reformas estruturantes ganha força em Brasília. Isso ocorre pela aproximação das eleições presidenciais de 2022. Em última análise, pode-se chegar a uma conclusão clara: enquanto o mercado financeiro parece se importar exclusiva e unicamente com números e valuation, a cena política se desenvolve para discursos, no mínimo, ambíguos enquanto instituições arrefecem seus pesos e contrapesos. O rumo da conversa parece seguir para o Capitólio. Digo, para o Congresso Nacional.

Mundo

MUNDO
Precaução                                              
Por Pedro Molizani  – Trader Mesa Câmbio do Travelex Bank, o seu banco de câmbio

As bolsas europeias e os índices futuros de Nova York operam em baixa nesta quinta-feira. A queda ganha tração, ampliando as perdas em um dia caracterizado por uma significativa aversão ao risco nos mercados financeiros mundo afora. A intensa precaução gira em torno da sinalização, por parte da China, de que haja certo relaxamento de sua política monetária frente à ata do Federal Reserve para, em suma, sustentar a economia real. Com relação ao Fed, os dirigentes começam a discutir o processo de redução gradual das compras de ativos. A fim de ilustração, o ING se baseia que a pressão para reduzir a compra de ativos deve se fortalecer até agosto.

Voltando-se ao gigante asiático, os mercados acionários cederam. Destaque vai para Hong Kong, onde o índice Hang Seng está há oito sessões seguidas em baixa à medida que Pequim intensifica a pressão regulatória sobre as grandes empresas tecnológicas.

Às 7h21, Londres caía 1,83%, a de Frankfurt recuava 1,17% e a de Paris se desvalorizava 2,11%. Em paralelo, no mercado futuro, o Dow Jones caía 1,55%, o S&P 500 recuava 1,57% e o Nasdaq se desvalorizava 1,51%.

Por fim, do outro lado do globo, as bolsas asiáticas encerraram o dia no vermelho. Na China continental, o Xangai Composto recuou 0,79% enquanto o mercado em Hong Kong cedeu 2,89%. No Japão, o Nikkei se desvalorizou 0,88% em Tóquio, e o sul-coreano Kospi cedeu 0,99% em Seul.

Na Oceania, a bolsa australiana conseguiu evitar o viés negativo da região asiática, e o S&P/ASX 200 avançou 0,20% em Sydney.

Compartilhe esse post.

Preencha seus dados e receba as novidades do Travelex Bank

    Travelex Bank

    Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

    Travelex Bank

    Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.