Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Conheça o Drex, o real digital do Banco Central

Operações financeiras
Operações financeiras

2 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 22/08/2023

O Drex é uma CBDC (Central Bank Digital Currency), ou seja, uma moeda digital que será operada pelo Banco Central do Brasil. Com previsão de entrar em vigor no país a partir de 2024, o Drex representa uma modernização nas operações financeiras, que poderão ser realizadas com mais segurança e privacidade, mais digitalização, proporcionando uma tokenização da economia brasileira.

Essa representação virtual do real terá o mesmo valor do dinheiro tradicional e, inicialmente, deverá ser mais utilizado por pessoas jurídicas e para transações de grande porte. Por exemplo, uma das possibilidades será a CBDC de atacado, destinada apenas a transações com altos valores, entre participantes do sistema financeiro, como bancos ou instituições de pagamento. Já a CBDC de varejo poderá atender às necessidades de pagamento e liquidação de pessoas e empresas de qualquer porte, sem limite de valores, para operações financeiras cotidianas.

Mesmo ainda em fase de testes, é importante reforçar que o Drex é o dinheiro virtual, diferente do Pix, que é um meio de pagamento. Isso significa que, no futuro, poderá ser possível realizar um Pix utilizando o Drex. Além disso, o cliente poderá ter acesso ao Drex por meio de uma carteira virtual, com agentes autorizados pelo Banco Central.

Outra questão importante é em relação a política monetária, que será a base de sustentação de seu valor. Portanto, quando o Banco Central movimenta a liquidez da economia, a quantidade de reais digitais em circulação será levada em conta. A novidade chega como uma opção adicional ao uso de cédulas, mas seu impacto sobre a demanda por papel-moeda não deve ser relevante a princípio.

E se você deseja se aprofundar ainda mais no dia a dia do mercado financeiro, acompanhe o Blog do Travelex Bank! Nele você encontra conteúdos diversos sobre câmbio, operações de comércio exterior e muito mais.

Não perca nenhum conteúdo que o Grupo Travelex Confidence prepara para você!

Para isso, nos acompanhe nas redes sociais: Instagram, Linkedin e Youtube

Faça parte do grupo Papo de Câmbio, disponível no WhatsApp e Telegram. Diariamente falamos sobre cotação de moedas e muito mais. Cadastre-se neste link.

Quer saber mais sobre tudo que está acontecendo quando o assunto é Turismo? Assine aqui a nossa newsletter e fique por dentro!

O mercado de câmbio muda a todo momento, por isso reunimos as principais notícias para você ficar sempre antenado. Se inscreva neste link e receba semanalmente a newsletter Mercado de Câmbio em 3 minutos. 

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Conheça nossos produtos e serviços:

importação e exportação

Importação e Exportação

Pagamentos internacionais em diversas moedas para importadores ou exportadores.

siscoserv

Transferências Internacionais

Envios e recebimentos de recursos do exterior de forma simples e descomplicada.

proteção cambial

Proteção Cambial

Veja soluções para ajudar a sua empresa a se proteger das oscilações do câmbio.

abrir conta

Conta Corrente em Moeda Estrangeira

Faça movimentações em moeda estrangeira sempre que desejar.

mass payments facilitadoras de pagamento

Mass Payments - Facilitadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para facilitadoras.

mass payments remessadoras de pagamento

Mass Payments - Remessadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para remessadoras.

importação e exportação

Soluções Corporativas

O banco Travelex Bank disponibiliza soluções completas em câmbio, cotação e pagamentos internacionais para empresas que realizam negócios com o exterior.

importação e exportação

Bank Notes

Compra e venda de moedas estrangeiras em espécie para instituições financeiras.

receber adsense

Receber Google Adsense

Recebimentos de pagamentos internacionais feitos pelo Google Adsense.

câmbio turismo

Câmbio Turismo

Dólar, Euro, Cartão Pré-Pago Internacional, Seguro Viagem e Mais.

serviços cambiais

Serviços Cambiais

Veja alguns serviços cambiais disponíveis como cobrança documentária e mais.

Importação & Exportação

Produtos e Canais Bancários

Conheça todo o nosso portifólio de produtos.