Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Conheça a importância de educação financeira para pequenas e médias empresas

Dicas
Dicas

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 28/02/2024

De acordo com o SEBRAE, 29% dos microempreendimentos individuais, 21% das empresas de médio porte e 17% das pequenas empresas abertas no país fecham após cinco anos de operação. Dentro desse contexto, existe um fator que pode ser um pilar fundamental para o sucesso e a sustentabilidade dos negócios: a educação financeira.

Saiba mais sobre a importância desse aspecto fundamental para os negócios e veja dicas de boas práticas e diretrizes para uma gestão eficaz do negócio.

Fundamentos básicos

A educação financeira desempenha um papel fundamental no sucesso e sustentabilidade das pequenas e médias empresas (PMEs). Ela vai muito além de simplesmente equilibrar receitas e despesas, mas também envolve a compreensão profunda das finanças empresariais e capacita os empreendedores e empreendedoras a tomarem decisões informadas sobre investimentos, empréstimos e financiamentos.

Ao abrir o empreendimento, é essencial que os novos negócios partam da criação de um orçamento abrangente que contempla projeções financeiras realistas e com um controle rigoroso de despesas, uma vez que apenas um entendimento sólido desses princípios estabelece as bases primordiais para um empreendimento.

Um dos principais desafios de PMEs é a falta de caixa para custear a organização até que ela comece a dar lucro, ou seja, passe a ter capital de giro suficiente para a aquisição de matéria-prima, aluguel, gastos com funcionários, contas de serviço e outras despesas a partir do próprio negócio. Por isso, é muito importante garantir um fôlego financeiro para poupar endividamentos desnecessários.

Separe as contas

Um problema muito comum é misturar os gastos pessoais com os da empresa. Quando se tem uma única conta para gerenciar tudo, é mais difícil separar o dinheiro que irá voltar para o caixa do empreendimento daquele que vai bancar os boletos do empreendedor. 

O ideal é manter essas finanças separadas. É recomendável abrir outra conta como pessoa física mesmo para cobrar clientes, pagar fornecedores e juntar o dinheiro das vendas. E fica a dica: use o pix para transferir o dinheiro entre as duas contas e jamais utilize sua conta pessoal para fazer compras para o negócio ou vice-versa.

Formalize a empresa

Abrir um CNPJ pode ajudar de diversas maneiras o negócio a prosperar. A formalização garante benefícios previdenciários, como salário-maternidade, auxílio por incapacidade temporária, aposentadoria por incapacidade permanente e aposentadoria por idade. O cônjuge e os dependentes do empreendedor ou da empreendedora também possuem benefícios, como pensão por morte e auxílio-reclusão. 

Além disso, um CNPJ confere maior confiança no mercado e abre portas para a venda no atacado, ou seja, para outras empresas. Grandes clientes corporativos exigem nota fiscal para comprar do seu negócio, por isso, a formalização é um investimento que pode expandir os lucros.

Metas financeiras e cálculo de preços

Estabeleça metas financeiras realistas e alinhadas com o crescimento sustentável da empresa e a maximização dos lucros. O monitoramento constante do desempenho em relação a esses objetivos possibilita ajustes estratégicos quando necessário.

Para isso, dedique um tempo para calcular o valor correto de produtos ou serviços, fator importante para considerar todos os custos diretos e indiretos, além de uma margem de lucro para reinvestir na empresa. 

Conheça os conceitos:

Custos diretos: são os gastos que variam de acordo com a quantidade vendida de produtos ou serviços, como matéria-prima, embalagem, frete, salário das pessoas envolvidas na produção, impostos e comissões sobre as vendas. 

– Custos indiretos: são aqueles que devem ser pagos independentemente do volume de vendas, como aluguel, condomínio, pró-labore do empreendedor, pagamento do contador, luz, água, taxas mensais etc. 

Margem de lucro: percentual calculado sobre o custo total do produto, que deve ser usado para reinvestimentos, como compra de materiais, conserto de equipamentos, expansão, entre outras medidas importantes para fazer seu negócio crescer.

A soma dos custos diretos, indiretos e a margem de lucro apresenta o preço ideal a ser cobrado. Com isso, analise e avalie a concorrência e o preço de venda está coerente com os valores apresentados pelo mercado. 

Caso o valor final esteja muito acima da concorrência ou da disposição dos compradores, avalie como tornar seu produto ou serviço mais acessível sem abrir mão da qualidade.

Outras temáticas de estudo da educação financeira 

– Gestão de riscos financeiros

– Opções de financiamento e crescimento

– Construção de cultura organizacional

– Adaptação constante às mudanças econômicas

Continue se informando sobre as principais novidades de economia e soluções de câmbio. Para isso, nos acompanhe nas redes sociais: Instagram, LinkedIn e Youtube.

Faça parte também do grupo Papo de Câmbio, disponível no WhatsApp e Telegram. Diariamente falamos sobre cotação de moedas e muito mais. Cadastre-se neste link. O mercado de câmbio muda a todo momento, por isso reunimos as principais notícias para você ficar sempre antenado. 

Se inscreva neste link e receba semanalmente a newsletter Mercado de Câmbio em 3 minutos.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Conheça nossos produtos e serviços:

importação e exportação

Importação e Exportação

Pagamentos internacionais em diversas moedas para importadores ou exportadores.

siscoserv

Transferências Internacionais

Envios e recebimentos de recursos do exterior de forma simples e descomplicada.

proteção cambial

Proteção Cambial

Veja soluções para ajudar a sua empresa a se proteger das oscilações do câmbio.

abrir conta

Conta Corrente em Moeda Estrangeira

Faça movimentações em moeda estrangeira sempre que desejar.

mass payments facilitadoras de pagamento

Mass Payments - Facilitadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para facilitadoras.

mass payments remessadoras de pagamento

Mass Payments - Remessadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para remessadoras.

importação e exportação

Soluções Corporativas

O banco Travelex Bank disponibiliza soluções completas em câmbio, cotação e pagamentos internacionais para empresas que realizam negócios com o exterior.

importação e exportação

Bank Notes

Compra e venda de moedas estrangeiras em espécie para instituições financeiras.

receber adsense

Receber Google Adsense

Recebimentos de pagamentos internacionais feitos pelo Google Adsense.

câmbio turismo

Câmbio Turismo

Dólar, Euro, Cartão Pré-Pago Internacional, Seguro Viagem e Mais.

serviços cambiais

Serviços Cambiais

Veja alguns serviços cambiais disponíveis como cobrança documentária e mais.

Importação & Exportação

Produtos e Canais Bancários

Conheça todo o nosso portifólio de produtos.