Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Como funciona a tributação das Stock Options no Brasil

Investimento
Stock Options - desktop
Investimento

2 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 12/04/2022

Em um cenário cada vez mais competitivo, recrutar e reter talentos tem sido uma missão particularmente desafiadora para setores de Recursos Humanos de empresas consolidadas. Para startups – que ainda buscam sua fatia de mercado e operam, às vezes, em inconstância –, isso passa a ser um problema real, que impacta a decolagem e a estabilização dos novos negócios e, muitas vezes, determina seu sucesso.

Independentemente do porte da organização, as Stock Options surgem como um modelo de vantagem econômica para o funcionário, que beneficia as companhias duas vezes: diminuindo o turnover e mantendo o engajamento interno.

Stock options: entenda o que são

Stock options é a concessão do direito ao colaborador de optar pela compra de participações da companhia, após um período de carência. Elas garantem a quem trabalha a chance de adquirir ações por um preço de exercício pré-definido. O conceito é que os funcionários de determinados cargos se tornem sócios da empresa que estão construindo. Com o passar do tempo, a organização se desenvolve, seu valuation cresce e o vínculo com o empregado torna-se mais robusto.

Não muito tempo atrás, as stock options eram um benefício exclusivo de cargos de alta gestão em big companies. Mas, no decorrer da década de 1980, a extensão para colaboradores de outros níveis hierárquicos provou-se uma medida eficiente para solucionar questões de recursos humanos em startups do Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Sobre a tributação das stock options no Brasil

Alinhando interesses entre empresa e funcionário, espera-se criar uma relação trabalhista mais justa e motivadora. No Brasil, porém, o recurso das stock options esbarra, invariavelmente, em sua tributação: há pouca regulamentação sobre a natureza desses planos e, por isso, sobram questões relativas à incidência de impostos.

O Marco Legal das Startups, como ficou conhecido o Projeto de Lei Complementar (PLP) 146/2019, teve uma parte de seu texto original excluído pelo Senado antes de entrar em vigor – justamente o trecho sobre a compra de ações feitas por funcionários.

De acordo com uma reportagem publicada no site da revista Exame, o caráter remuneratório do tema não permitiu alteração na legislação anterior – ao contrário do pedido feito por entidades do setor empreendedor, que defendiam a natureza de mercado do ato, isentando startups de obrigações trabalhistas com a venda dessas ações.

As divergências

O ponto de debate se refere à natureza das stock options: remuneratória ou mercantil. Essa definição impacta os tributos que incidem sobre a operação.

No primeiro caso, seriam tributadas como salário, com incidência de todos os tributos aplicáveis. No segundo caso, incidiriam impostos como uma operação de ganho de capital regular apenas do imposto de renda. As duas teses têm sido disputadas tanto em tribunais administrativos quanto judiciais.

Recebimento de stock options no Travelex Bank

Por mais que pareça um processo complexo, no Travelex Bank você conta com profissionais especializados em operações de câmbio, que estão prontos para prestar a consultoria necessária para você e sua empresa, seja no recebimento de stock options ou operações de importação e exportação, por exemplo, pagamentos ou recebimentos do exterior, entre muitas outras transações internacionais.

Fale agora mesmo com um de nossos especialistas em câmbio!

Travelex Bank, 100% digital 100% pessoal.

Fontes: Basement, Jota e Exame.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Conheça nossos produtos e serviços:

importação e exportação

Importação e Exportação

Pagamentos internacionais em diversas moedas para importadores ou exportadores.

siscoserv

Transferências Internacionais

Envios e recebimentos de recursos do exterior de forma simples e descomplicada.

proteção cambial

Proteção Cambial

Veja soluções para ajudar a sua empresa a se proteger das oscilações do câmbio.

abrir conta

Conta Corrente em Moeda Estrangeira

Faça movimentações em moeda estrangeira sempre que desejar.

mass payments facilitadoras de pagamento

Mass Payments - Facilitadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para facilitadoras.

mass payments remessadoras de pagamento

Mass Payments - Remessadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para remessadoras.

importação e exportação

Soluções Corporativas

O banco Travelex Bank disponibiliza soluções completas em câmbio, cotação e pagamentos internacionais para empresas que realizam negócios com o exterior.

importação e exportação

Bank Notes

Compra e venda de moedas estrangeiras em espécie para instituições financeiras.

receber adsense

Receber Google Adsense

Recebimentos de pagamentos internacionais feitos pelo Google Adsense.

câmbio turismo

Câmbio Turismo

Dólar, Euro, Cartão Pré-Pago Internacional, Seguro Viagem e Mais.

serviços cambiais

Serviços Cambiais

Veja alguns serviços cambiais disponíveis como cobrança documentária e mais.

Importação & Exportação

Produtos e Canais Bancários

Conheça todo o nosso portifólio de produtos.