Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Cartão Corporativo

Veja o saldo e extrato do seu cartão corporativo

SALDO E EXTRATO

Carta de crédito na exportação: como garantir o pagamento

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00/5 - 5 avaliações)
carregandoLoading...
Carta de crédito

2 min de leitura

Por: Travelex Bank • 29 jun

Carta de crédito é uma das modalidades mais seguras de crédito documentário comercial porque confere mais segurança no trato financeiro do negócio

Não é novidade: a exportação aumenta a produtividade e a competitividade das empresas, já que adequar-se às exigências do mercado externo demanda aprimoramento. Em um cenário onde o comércio exterior adquire cada vez mais importância, torna-se fundamental estar atento a medidas de precaução que ofereçam segurança – tanto para o exportador como para o importador. Em resumo, na hora de exportar, é preciso se prevenir e oferecer tanto medidas de segurança para seu negócio quanto para o importador de seus serviços ou produtos.

Principais riscos comerciais para o exportador

É considerado risco comercial, a possibilidade de ocorrências relacionadas ao devedor estrangeiro ou seu garantidor. Esta ameaça ficará caracterizada quando uma das seguintes situações acontecer:

  • Protesto, cobrança judicial ou extrajudicial, por falta de pagamento de títulos ou outros instrumentos de crédito vinculados ao contrato de exportação.
  • Falência, concordata ou liquidação extrajudicial.

Do ponto de vista prático, a operação de maior risco é a cobrança, na qual o exportador assume todos os riscos pela eventual falta de pagamento da operação pelo importador.

Carta de crédito garante pagamento das exportações

A carta de crédito, também conhecida por crédito documentário (Letter of Credit ou LC), é uma modalidade de pagamento que oferece maior respaldo ao exportador porque envolve uma operação garantida por um ou mais bancos. São as instituições financeiras que se responsabilizam pelo pagamento, caso sejam atendidas todas as exigências estipuladas no documento.

Benefícios da Carta de Crédito de Exportação

Ao contratar a carta de crédito, o exportador tem a segurança de que receberá o pagamento do valor correspondente à mercadoria ou serviço negociado. O importador também fica protegido e só realiza o pagamento pelo produto se todas as exigências forem cumpridas pelo exportador.

Além dissoo exportador pode antecipar os seus recebimentos, negociando a carta de crédito a prazo e financiando a comercialização a custos inferiores aos do mercado doméstico.

Outro ponto importante: não há incidência de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) na entrada dos recursos. O IOF/Crédito (Imposto sobre Operações Financeiras de Crédito) tem o benefício da alíquota zero na operação de desconto. A Carta de Crédito na exportação também é isenta de IOF/Câmbio (Imposto sobre Operações Financeiras de Câmbio) para a entrada de recursos no país referentes a receitas de exportação de bens e serviços.

Por que escolher o Travelex Bank em operações de carta crédito

O Travelex Bank ajuda a operacionalizar cartas de crédito na exportação, modalidade com o maior nível de segurança para as partes na negociação. Assim que a quitação da fatura for confirmada, o pagamento será feito na moeda local para o exportador. O Travelex Bank também informa o exportador sobre a compensação. Por fim, fecha-se o câmbio de exportação e o vendedor recebe o dinheiro em reais.

E então, vamos formar uma parceria de sucesso?
Fale com o nosso time de especialistas em câmbio
(11) 3004 0490
0800 770 5188
infocomercial@travelexbank.com.br
Travelex Bank, o seu banco de câmbio!

Compartilhe esse post.

Preencha seus dados e receba as novidades do Travelex Bank

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.