Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Ataque russo contra usina nuclear na Ucrânia aumenta aversão ao risco dos investidores, motivando alta no dólar ante principais pares.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00/5 - 1 avaliações)
carregandoLoading...
Resumo de Mercado 09/04 - desktop

3 min de leitura

Por: Travelex Bank • 4 mar

O mercado amanhece nesta sexta-feira repercutindo o agravamento dos conflitos entre Rússia e Ucrânia, após ataque russo à usina nuclear ucraniana, aumentando risco aos investidores. Com isso, o petróleo voltou a ser negociado em alta e também poderá pressionar o dólar, devido às incertezas geradas sobre a inflação global e no Brasil, bem como a atividade econômica. O destaque da agenda econômica nesta sexta-feira são os resultados do PIB do Brasil do quarto trimestre e do ano de 2021. Lá fora o mercado olha para o relatório de empregos dos Estados Unidos de fevereiro.

Com a escalada dos conflitos entre Rússia e Ucrânia os ativos locais podem ser pressionados negativamente no início do pregão nesta sexta-feira. Já no câmbio o fluxo de investidores estrangeiros pode reverter para negativo hoje, em cenário de aversão ao risco pelos investidores que buscarão a segurança na moeda americana, elevando seu preço ante o real. O contrato futuro de índice Bovespa era negociado em queda de 0,36% às 09h06 desta manhã, ao passo que o dólar comercial operava em alta de 0,13% neste mesmo horário.

Os contratos futuros do petróleo são pressionados positivamente, sendo novamente negociados em alta após notícia de ataque russo à usina nuclear na Ucrânia. Em Nova York os índices futuros acionários operam no vermelho, enquanto os juros dos Treasuries também recuam e o dólar sobe ante principais pares, movimentação que ocorre devido à busca dos investidores por ativos considerados de menor risco. Na Europa as principais bolsas também operam em queda, com investidores também avessos ao risco após ampliação dos conflitos entre Rússia e Ucrânia. Na Ásia o cenário também foi negativo, com as bolsas fechando em baixa generalizada.

Dólar segue abaixo da média de preços de fechamento dos últimos 20, 50 e 200 dias.

O contrato futuro de dólar fechou ontem mais um dia em forte queda, com grande volatilidade e retorno de alto volume de negociação. O movimento se dá por grande entrada de capital estrangeiro no país, o que foi evidenciado, por exemplo, por um aumento superior a 800% na exportação de trigo em fevereiro, quando comparado com o mês de janeiro, como consequência do conflito entre Rússia e Ucrânia. O contrato futuro segue sendo negociado abaixo das médias de preço de fechamento dos últimos 20, 50 e 200 dias.

Grupo Travelex Confidence

______________________________________________________________________________________________________________________________

Calendário diário

BRASIL

Brasil

Horário: 05:00
Evento: IPC-Fipe (Mensal) (Fev)
Impacto: Médio
Prévia: 0,74%

Horário: 09:00
Evento: PIB (Trimestral) (Q4) / PIB (Anual) (Q4) / Produção Industrial (Anual) (Jan)
Impacto: Médio
Prévia: – 0,1% / 4,0% / -5,0%

E.U.A.

EUA

Horário: 10:30
Evento: Ganho Médio por Hora Trabalhada (Mensal) (Fev) / Salário Médio por Hora (ano a ano) (Anual) (Fev) / Taxa de Participação (Fev) /
Relatório de Emprego (Payroll) Privado (Fev)
Impacto: Médio
Prévia: 0,7% / 5,7% / 62,2% / 444K

Horário: 10:30
Evento: Relatório de Emprego (Payroll) não-agrícola (Fev) / Taxa de Desemprego (Fev)
Impacto: Alto
Prévia: 467K / 4,0%

Horário: 15:00
Evento:
Contagem de Sondas Baker Hughes / Contagem Total de Sondas dos EUA por Baker Hughes
Impacto: Médio
Prévia: 522 / 650

Europa

Europa

Horário: 04:00
País: Alemanha
Evento: Balança Comercial (Jan)
Impacto: Médio
Prévia: 6,8B

Horário: 05:30
País: Alemanha
Evento: PMI de Construção, da IHS Markit (Fev)
Impacto: Médio
Prévia: 54,4

Horário: 06:30
País: Reino Unido
Evento: PMI de Construção (Fev)
Impacto: Alto
Prévia: 56,3

Horário: 07:00
País: Zona do euro
Evento: Vendas no Varejo (Mensal) (Jan)
Impacto: Médio
Prévia: – 3,0%

ÁSIA OK

Ásia

Sem destaque

Compartilhe esse post.

Preencha seus dados e receba as novidades do Travelex Bank

    Travelex Bank

    Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

    Travelex Bank

    Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.