Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Aproveite seu 13º: dicas financeiras para fazer o seu dinheiro extra render

Dicas
Dicas

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 22/11/2023

Com a chegada do fim do ano, muitos trabalhadores e trabalhadoras estão prestes a receber o tão esperado 13º salário. O benefício é um excelente aporte financeiro que, se utilizado de maneira coerente aos objetivos e perfil da pessoa, pode se transformar em um investimento lucrativo ou ainda aliviar a situação econômica.

Existem algumas alternativas para fazer com que esse dinheiro extra renda mais e seja um grande aliado para finalizar o ano no azul ou ainda prever ganhos futuros no ano vindouro. Veja algumas dicas financeiras para garantir que você colha os frutos do seu esforço econômico.

Avalie as prioridades financeiras

Antes de começar a investir, é essencial entender quais são suas metas financeiras de curto e médio prazo. É importante ponderar se você está buscando segurança e crescimento a longo prazo ou se prefere optar por opções mais ousadas e, consequentemente, mais arriscadas.

Além disso, como você entende a necessidade de ter o retorno desse dinheiro aplicado? É necessário que o investimento tenha liquidez imediata ou você não tem pressa de recuperar o valor investido? Avalie bem quais são suas prioridades para tomar decisões de investimento alinhadas com seus objetivos.

Elimine dívidas antes de investir

Quitar dívidas é uma forma de investir na saúde financeira do seu bolso. Isso porque, caso você tenha dívidas com juros altos, como cartão de crédito, cheque especial e empréstimos, a longo prazo você estará perdendo dinheiro.

Considere liquidar essas dívidas antes de começar a investir. Talvez você não utilize diretamente o seu 13º para realizar os investimentos, mas será um movimento mais vantajoso, pois os juros de algumas dívidas muitas vezes superam os ganhos das aplicações. Assim você “coloca a casa em ordem” e pode começar a investir futuramente — utilizando inclusive o valor que você pagava de juros.

Construa uma reserva de emergência

Assim como as dívidas, imprevistos e emergências são inimigos da sua saúde financeira. Sendo assim, antes de buscar investimentos mais arrojados, certifique-se de ter uma reserva de dinheiro para situações que estão fora do seu controle e que possam te afetar.

Essa reserva servirá como uma rede de segurança financeira para casos inesperados, evitando que você precise recorrer a empréstimos ou venda de ativos ou investimentos em momentos de aperto.

Entenda qual a melhor opção para o seu perfil

Existe um leque de opções de investimentos que varia de acordo com o perfil e objetivo de cada pessoa que deseja aplicar o dinheiro. Desde a poupança, passando por renda fixa e até ações, sempre existirá uma modalidade que se encaixa mais com o que você busca no momento.

Estude bem cada uma das possibilidades, avalie fatores fundamentais, como liquidez, rentabilidade e risco, e, se possível, procure um especialista para te ajudar a ser mais assertivo na escolha do seu investimento. Diversas corretoras disponibilizam esse serviço para os clientes e você também pode optar por contratar um consultor financeiro para te orientar adequadamente.

Com a orientação correta, você poderá entender também se é melhor fazer um investimento único ou se é mais recomendado que você varie as aplicações em diferentes modalidades, mitigando assim o risco de perder dinheiro ou de baixa rentabilidade.

Além disso, investir em um plano de previdência privada pode ser outra escolha inteligente para direcionar o seu 13º, especialmente se você está pensando em garantir uma aposentadoria tranquila. Existem planos que oferecem benefícios fiscais e podem ser uma maneira eficaz de acumular patrimônio a longo prazo.

Considere investir em educação financeira

Às vezes, o melhor investimento que você pode fazer é em você mesmo. Considere destinar parte do seu 13º para cursos, treinamentos ou livros que aprimorem sua compreensão sobre finanças pessoais e investimentos. Isso fará com que você tenha mais propriedade e autonomia para direcionar o seu investimento, planejar sua vida financeira e fazer planos a médio e longo prazo.

Lembre-se, cada pessoa tem uma situação financeira única, e as dicas acima são apenas diretrizes gerais. Antes de tomar qualquer decisão de investimento, é crucial fazer uma análise aprofundada e, se necessário, buscar aconselhamento profissional. Com o devido planejamento, seu 13º pode se tornar um impulso significativo para a construção de um futuro financeiro sólido.

Agora que você já sabe qual destino dar para o seu 13º salário, aproveite e se inscreva em nosso canal para acompanhar conteúdos relacionados ao mercado de câmbio, investimentos, principais acontecimentos dos mercados nacional e internacional e muito mais!

Além disso, você ainda pode acompanhar diariamente – no nosso perfil do LinkedIn ou em nosso blog – o Resumo de Mercado do Travelex Bank. Com ele, você começa o seu dia informado sobre os principais acontecimentos do mercado financeiro no Brasil e no mundo.

Vamos formar uma parceria de sucesso?

Fale com o nosso time de especialistas: (11) 3004 0490

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Conheça nossos produtos e serviços:

importação e exportação

Importação e Exportação

Pagamentos internacionais em diversas moedas para importadores ou exportadores.

siscoserv

Transferências Internacionais

Envios e recebimentos de recursos do exterior de forma simples e descomplicada.

proteção cambial

Proteção Cambial

Veja soluções para ajudar a sua empresa a se proteger das oscilações do câmbio.

abrir conta

Conta Corrente em Moeda Estrangeira

Faça movimentações em moeda estrangeira sempre que desejar.

mass payments facilitadoras de pagamento

Mass Payments - Facilitadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para facilitadoras.

mass payments remessadoras de pagamento

Mass Payments - Remessadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para remessadoras.

importação e exportação

Soluções Corporativas

O banco Travelex Bank disponibiliza soluções completas em câmbio, cotação e pagamentos internacionais para empresas que realizam negócios com o exterior.

importação e exportação

Bank Notes

Compra e venda de moedas estrangeiras em espécie para instituições financeiras.

receber adsense

Receber Google Adsense

Recebimentos de pagamentos internacionais feitos pelo Google Adsense.

câmbio turismo

Câmbio Turismo

Dólar, Euro, Cartão Pré-Pago Internacional, Seguro Viagem e Mais.

serviços cambiais

Serviços Cambiais

Veja alguns serviços cambiais disponíveis como cobrança documentária e mais.

Importação & Exportação

Produtos e Canais Bancários

Conheça todo o nosso portifólio de produtos.