Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Ano novo, vida nova: aprenda a fazer um controle financeiro para 2024

Dicas
Dicas

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 5/01/2024

A chegada de um novo ano é sempre acompanhada de algumas intenções, desejos e até mesmo promessas para mudar algo que fizemos no período anterior ou para almejar feitos inéditos no ciclo que vem pela frente.

Entre as metas e desejos que são estabelecidos para os próximos meses, ter um melhor controle sobre a própria situação econômica não é apenas interessante do ponto de vista financeiro, como também pode ser a ponte que permitirá a realização de alguns sonhos materiais, como comprar um objeto, um carro, um imóvel ou até mesmo fazer uma viagem.

Se entre as suas resoluções está o desejo de organizar melhor as finanças e alcançar uma maior estabilidade econômica, veja alguns passos práticos que podem te ajudar a criar um controle financeiro eficiente para enfrentar 2024 com confiança e segurança.

Avalie a situação financeira atual

Para fazer um bom controle ou planejamento financeiro, é importante antes de tudo olhar com calma e de maneira detalhada para a própria situação econômica. Entender quais são os gastos fixos, variáveis, qual a quantidade de dinheiro que entra regularmente e que pode entrar esporadicamente é fundamental para definir um ponto de partida.

Existem diversos aplicativos e sites confiáveis, como Mobills e Minhas Economias, que oferecem ferramentas úteis para acompanhar de perto suas finanças. Caso você prefira, uma planilha no Excel ou até mesmo em um caderninho podem ajudar nessa etapa do processo.

Estabeleça Metas Realistas

Uma vez que você já tenha analisado a situação financeira, é hora de definir metas para os próximos 12 meses que vêm pela frente. Mas para que você não fique frustrado com o resultado antes mesmo do fim do ano, estabeleça um objetivo realista e que possa ser alcançado, de fato.

Na hora de colocar no “papel” as metas, seja específico sobre o que deseja realizar, seja pagar dívidas, economizar para uma viagem ou curso, ou ainda aumentar o próprio patrimônio econômico.

Caso sua meta envolva diretamente um negócio próprio, procure também guias e materiais educativos que deem dicas de como estabelecer objetivos plausíveis para o seu empreendimento — o Sebrae é uma ótima fonte para buscar esse tipo de conteúdo.

Crie um orçamento mensal

O terceiro passo é criar um orçamento mensal bem detalhado, que inclua todas as despesas mensais, considerando as contas fixas e os gastos variáveis. Alimente recorrentemente esse orçamento, atualizando os gastos e os valores recebidos para ter um controle minucioso do seu fluxo de caixa.

Dessa maneira você poderá ter uma visão ampla da situação econômica — e que te ajudará, principalmente, no próximo passo.

Reduza despesas desnecessárias

Com um orçamento detalhado alimentado recorrentemente, fica mais fácil identificar um dos grandes vilões de finanças pouco saudáveis: gastos desnecessários. Observar áreas onde é possível economizar trará uma maior margem de manobra no orçamento e na sua meta.

Avalie assinaturas de entretenimento, gastos supérfluos, compras que não eram urgentes e encontre maneiras de cortar despesas sem comprometer suas necessidades ou seu estilo de vida.

Construa uma reserva de emergência

Estar preparado para situações inesperadas e que podem afetar (e bem) o seu bolso é uma ótima maneira de preservar o seu controle financeiro. Isso se deve ao fato de que emergências costumam acontecer e são, por natureza, praticamente imprevisíveis.

Se você tiver uma reserva de emergência para encarar esse tipo de situação, as chances de sofrer um baque financeiro é menor — e consequentemente a influência disso nas suas economias é igualmente menos relevante.

Além disso, caso você não tenha nenhuma situação inesperada, no melhor cenário terminará o ano com uma boa quantia guardada que poderá ser utilizada da maneira que fizer mais sentido dentro do seu plano financeiro.

Aumente seu patrimônio

Caso o seu controle financeiro preveja investimentos com a intenção de aumentar o patrimônio, faça escolhas acertadas e de acordo com o seu perfil de investidor para não comprometer o seu bolso.

Estude minuciosamente as modalidades de investimentos e explore aquelas que estejam alinhadas com seus objetivos. Se achar necessário, procure a ajuda de especialistas que poderão orientar qual o melhor caminho para a sua carteira de ativos.

Ao adotar práticas sólidas de controle financeiro, você estará preparado para enfrentar desafios e conquistar seus objetivos em 2024. Lembre-se de ajustar seu plano conforme necessário e manter-se disciplinado ao longo do ano. Daqui a 12 meses você pode se orgulhar da jornada percorrida e riscar uma meta da lista iniciada em janeiro.

Não perca nenhum conteúdo que o Grupo Travelex Confidence prepara para você!

Para isso, nos acompanhe nas redes sociais: Instagram, Linkedin e Youtube

Faça parte do grupo Papo de Câmbio, disponível no WhatsApp e Telegram. Diariamente falamos sobre cotação de moedas e muito mais. Cadastre-se neste link. O mercado de câmbio muda a todo momento, por isso reunimos as principais notícias para você ficar sempre antenado. Se inscreva neste link e receba semanalmente a newsletter Mercado de Câmbio em 3 minutos.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Conheça nossos produtos e serviços:

importação e exportação

Importação e Exportação

Pagamentos internacionais em diversas moedas para importadores ou exportadores.

siscoserv

Transferências Internacionais

Envios e recebimentos de recursos do exterior de forma simples e descomplicada.

proteção cambial

Proteção Cambial

Veja soluções para ajudar a sua empresa a se proteger das oscilações do câmbio.

abrir conta

Conta Corrente em Moeda Estrangeira

Faça movimentações em moeda estrangeira sempre que desejar.

mass payments facilitadoras de pagamento

Mass Payments - Facilitadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para facilitadoras.

mass payments remessadoras de pagamento

Mass Payments - Remessadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para remessadoras.

importação e exportação

Soluções Corporativas

O banco Travelex Bank disponibiliza soluções completas em câmbio, cotação e pagamentos internacionais para empresas que realizam negócios com o exterior.

importação e exportação

Bank Notes

Compra e venda de moedas estrangeiras em espécie para instituições financeiras.

receber adsense

Receber Google Adsense

Recebimentos de pagamentos internacionais feitos pelo Google Adsense.

câmbio turismo

Câmbio Turismo

Dólar, Euro, Cartão Pré-Pago Internacional, Seguro Viagem e Mais.

serviços cambiais

Serviços Cambiais

Veja alguns serviços cambiais disponíveis como cobrança documentária e mais.

Importação & Exportação

Produtos e Canais Bancários

Conheça todo o nosso portifólio de produtos.