Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Cartão Corporativo

Veja o saldo e extrato do seu cartão corporativo

SALDO E EXTRATO

Ações internacionais: por quê e como investir

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5.00/5 - 3 avaliações)
carregandoLoading...
ações internacionais

4 min de leitura

Por: Travelex Bank • 6 Jan

Investir em ações internacionais traz diversos benefícios:

Investir em ativos é uma realidade cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Com a ajuda de plataformas como Youtube, programas de rádio e sites especializados, ficou mais fácil para que o investidor moderno busque informação sobre como aplicar seu dinheiro da melhor forma em ações internacionais.

Para contribuir com esse aprendizado, preparamos esse artigo explicando tudo o que você precisa saber para começar a investir no exterior.

Por que investir em ações internacionais?

Investir em ações internacionais costuma trazer à mente a obtenção de recursos em moedas fortes, como o Dólar ou o Euro. De fato, esse é um dos motivos que justifica a reserva de uma parcela do seu portfólio.

É essencial ter ativos de outros países para se proteger do risco de possíveis variações sujeitas no Brasil, como inflação, desvalorização da moeda, queda do PIB, entre outras.

Mesmo investimentos em renda fixa estão sujeitos à grandes movimentos da economia nacional, como por exemplo a redução da Taxa Selic, que consequentemente afetou o Tesouro Direto.

É importante lembrar que a diversificação deve ser o fundamento maior na hora de investir. Afinal, além de ajudar a garantir a segurança do seu patrimônio, o investimento em ações internacionais ainda oferece o acesso a companhias com lucros diferentes das empresas brasileiras.

Tratam-se de empresas que são de difícil aproximação no mercado local, como as de tecnologia. Até mesmo empresas brasileiras deste setor só são encontrados fora do País, como PagSeguro e Stone, porque seus capitais foram abertos nos EUA.

Como investir em ações internacionais?

O processo de investimento em ações internacionais é muito próximo ao que ocorre no Brasil. Algumas pequenas mudanças, porém, devem ser observadas.

Primeiramente, é preciso ter uma conta em uma corretora do país em que você pretende investir. Depois de abrir a conta, é necessário fazer uma remessa de um valor mínimo que será informado pela corretora.

Como se tratam de operações financeiras, é preciso prestar atenção às regras tributárias, como o pagamento do IOF. Caso a aplicação seja superior a 100 mil dólares (ou o equivalente em outra moeda estrangeira) no exterior, é preciso declarar os ganhos ao Banco Central (BACEN). Se os rendimentos ficarem abaixo disso, é a Receita Federal que deve ser informada.

Como funcionam as corretoras de valores estrangeiras?

Existem 2 tipos de corretoras nos EUA: as intermediárias que cuidam de operações entre o cliente e uma outra financeira maior; e as corretoras diretas, que lidam diretamente com o investidor, registrando e enviando as ordens de compra e venda.

Também é importante saber que, diferentemente do Brasil, as ações não ficam no nome do comprador. Nos EUA, elas permanecem no nome da corretora e o cliente tem direito de acessar os papéis. Há ainda um órgão responsável por garantir os valores dos ativos, em caso de algum problema Semelhante ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC), a Securities Investor Protection Corporation (SIPC) garante até 500 mil dólares em ativos por corretora e 250 mil dólares em espécie. Algumas instituições ainda contam com um seguro adicional.

As corretoras dos EUA devem estar registradas na US Securities and Exchange Commission (SEC), instituição governamental independente responsável por controlar e regular o mercado de investimentos. Além disso, elas também devem estar registradas na Financial Industry Regulatory Authority (FINRA), que fiscaliza o comportamento da corretora no mercado.

Conheça agora algumas corretoras americanas:

Tastyworks
Focada em mercado de opções – contratos negociados na bolsa para compra e venda de certa quantidade de ações por um preço e período determinados. Parte do grupo Tastytrade, faz parte das instituições que não cobram valor para a abertura de conta e custódia. Contudo, a taxa de corretagem para ações é de 5 dólares e, para opções, de 1 dólar por contrato. Lembrando que a Tastyworks exige o envio do seu passaporte.

Interactive Brokers
Maior corretora dos EUA. Atua não só no mercado americano, mas também disponibiliza produtos de mais de 26 países. Em termos de diversificação, o investidor tem a oportunidade de lidar com moedas como Dólar, Libra e Euro em uma única conta. A única questão é o preço, já que o valor mínimo para abrir uma conta é de 10 mil dólares. No entanto, para dar ordens e aplicar no mercado de opções, os valores ficam em 1 dólar e 70 centavos, respectivamente. A Interactive Brokers cobra taxa de custódia de 10 dólares.

DriveWealth
Para pequeno investidor, a corretora mais adequada é provavelmente a DriveWealth. Sua plataforma conta com tradução para o português e não há cobrança para abertura de conta. Sua taxa de corretagem é de 2,99 dólares, sem custódia, e suas operações ficam entre ETFs (fundos de índice), ações e bonds (títulos de dívidas de empresas estrangeiras).

Como transferir dinheiro para o exterior?

Para operar em uma corretora internacional, é preciso enviar dinheiro para fora do país. Para isso, você deverá contratar os serviços de uma corretora de câmbio ou de um banco devidamente autorizado pelo Banco Central, como é o caso do Travelex Bank.

Paga-se IOF de 1,1% para 2 contas com a mesma titularidade ou 0,38% no caso de contas pertencentes a pessoas diferentes. Além disso, é preciso arcar com as tarifas cobradas pelas instituições envolvidas na operação.

No Travelex Bank, por exemplo, é possível transferir valores acima de 100 mil dólares (ou o equivalente em outra moeda estrangeira), enquanto a Travelex Confidence é recomendada para envios até 100 mil dólares (ou o equivalente em outra moeda estrangeira).

Gostou de aprender sobre investimento em ações internacionais? Se precisar realizar suas remessas internacionais conte com o Grupo Travelex, uma empresa consolidada, segura e que cuidará do seu dinheiro até chegar ao destino.

Gostou da leitura? Aproveite para conhecer tudo o que o Travelex Bank pode te oferecer.

Compartilhe esse post.

Preencha seus dados e receba as novidades do Travelex Bank

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.