Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

7 Dicas para investir em imóveis no exterior

Dicas
Dicas

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 4/03/2024

O investimento em imóveis como parte da estratégia para aumentar a renda financeira e diversificar os ativos é um recurso amplamente utilizado no Brasil. Por se tratar de uma transação segura e com baixo risco e que permite ao investidor ter um retorno com lucro do capital investido, no caso de venda, ou uma rentabilidade recorrente, com aluguel — além de manter o ativo —, comprar um apartamento ou uma casa pode ser uma boa forma de ganhar mais dinheiro. Uma maneira de explorar novas opções dentro desse contexto é adquirir um imóvel no exterior.

Trata-se de uma estratégia interessante para diversificar o portfólio do investidor, aproveitar oportunidades em países que o câmbio favoreça a moeda local do comprador e, assim, buscar novas oportunidades de crescimento financeiro. Porém, assim como investir em uma casa ou apartamento no Brasil, é importante realizar uma pesquisa aprofundada e estar ciente dos desafios envolvidos. 

Pesquise e escolha o mercado adequado

O primeiro passo para investir em imóveis no exterior é escolher o mercado certo para o seu propósito e perfil financeiro. No recorte geral, considere sempre fatores como estabilidade econômica, políticas de propriedade estrangeira, taxas de câmbio e tendências de mercado.

Após considerar o cenário macro, foque nos fatores mais específicos. Se você quer comprar um imóvel para alugá-lo na temporada, deve levar em consideração a localização, os atrativos turísticos do local, a quantidade de pessoas que se interessam por locação naquele lugar e a duração da alta temporada na região.

Cada país oferece diferentes oportunidades e riscos. Alguns destinos populares para investimentos imobiliários incluem Estados Unidos, Portugal, Espanha, Canadá e Austrália. É importante entender as regulamentações locais e os direitos de propriedade antes de tomar uma decisão.

Estude o Mercado Imobiliário Local

Uma vez que você tenha escolhido um mercado, aprofunde ainda mais a pesquisa. Analise a oferta e a demanda de imóveis na região, considere os prós e contras de investir naquele local, entenda se é um bairro mais residencial ou comercial e tenha uma perspectiva, ainda que superficial, do que o futuro daquela zona poderá oferecer.

Para isso, é importante observar e pesquisar as áreas que estão em crescimento e as que têm potencial de valorização. Converse com corretores locais e consulte relatórios do mercado imobiliário para obter informações detalhadas sobre preços, aluguéis e tendências.

Conheça as Leis e Regulamentos Locais

Cada país tem suas próprias leis e regulamentações relacionadas a esse tipo de transação. Antes de comprar um imóvel no exterior, certifique-se de entender completamente as leis imobiliárias locais, quais são os impostos associados à propriedade e as eventuais restrições à imóveis adquiridos por estrangeiros. Para essa etapa, considere consultar um advogado especializado em direito imobiliário internacional que poderá fornecer orientações jurídicas precisas.

Calcule os custos totais do investimento

Os gastos para adquirir um imóvel, no Brasil ou no exterior, vão muito além do valor da propriedade em si. Ao comprar uma casa ou apartamento em um país estrangeiro, leve em consideração todos os custos associados à aquisição e à manutenção, isso inclui: impostos, taxas legais, custos de transação, seguros, manutenção, e possivelmente, valores de administração — caso você tenha a intenção de alugar a propriedade.

Risco Cambial

Ainda em relação ao item anterior, o comprador precisa ter em mente que, além de calcular todos os custos palpáveis, terá que lidar com risco cambial ao investir em imóveis no exterior. As flutuações nas taxas de câmbio podem afetar o valor do seu investimento ou da rentabilidade do mesmo.

Considere estratégias para gerenciar esse risco, como a diversificação dos imóveis — adquirir em países com moedas diferentes — e a utilização de contas em moeda estrangeira para transações referentes à propriedade. O Travelex Bank pode te ajudar a realizar transferências internacionais para a sua conta no exterior, fale com um de nossos especialistas e saiba mais sobre esse serviço.

Planeje a gestão da propriedade

Gerir, controlar e planejar os próximos passos de uma propriedade adquirida no exterior tem outra dinâmica no comparativo com esse tipo de investimento no país local do comprador. Existem diversos fatores que influenciam no quanto você poderá fazer a gestão desse imóvel, desde a distância física para o local, fuso horário e passando por questões culturais e burocráticas. 

Se você planeja alugar sua propriedade, por exemplo, esteja preparado para gerenciar o imóvel de forma remota. Isso pode envolver a contratação de uma empresa ou profissional especializado em administração de propriedades na região do seu imóvel ou desenvolver um sistema eficiente de manutenção e aluguel.

Planeje sua saída


Para dar um passo no presente é preciso ter visão do que se quer fazer no futuro. Por isso, antes de investir, tenha um plano claro para o imóvel que você está adquirindo — incluindo uma alternativa de “saída” desse investimento.

Esse plano pode envolver a venda ou troca da propriedade, a transferência para herdeiros ou ainda a conversão em uma residência de férias, tudo de acordo com os seus objetivos de investimento. 

Com pesquisa cuidadosa, planejamento sólido e aconselhamento profissional, investir em imóveis no exterior pode ser uma maneira interessante e lucrativa de diversificar seus recursos. No entanto, é importante sempre tomar decisões informadas e estar ciente dos riscos envolvidos. 

Conte com parceiros especialistas

Por causa da complexidade e dos desafios envolvidos na compra de imóveis fora do Brasil, existem parceiros especializados no processo.

O Travelex Bank, como autoridade em câmbio e pagamentos internacionais, pode fornecer a expertise necessária para facilitar o processo de compra, oferecendo envios e recebimentos de valores estrangeiros com segurança e facilidade.

Acesse o site e saiba como podemos te ajudar.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Conheça nossos produtos e serviços:

importação e exportação

Importação e Exportação

Pagamentos internacionais em diversas moedas para importadores ou exportadores.

siscoserv

Transferências Internacionais

Envios e recebimentos de recursos do exterior de forma simples e descomplicada.

proteção cambial

Proteção Cambial

Veja soluções para ajudar a sua empresa a se proteger das oscilações do câmbio.

abrir conta

Conta Corrente em Moeda Estrangeira

Faça movimentações em moeda estrangeira sempre que desejar.

mass payments facilitadoras de pagamento

Mass Payments - Facilitadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para facilitadoras.

mass payments remessadoras de pagamento

Mass Payments - Remessadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para remessadoras.

importação e exportação

Soluções Corporativas

O banco Travelex Bank disponibiliza soluções completas em câmbio, cotação e pagamentos internacionais para empresas que realizam negócios com o exterior.

importação e exportação

Bank Notes

Compra e venda de moedas estrangeiras em espécie para instituições financeiras.

receber adsense

Receber Google Adsense

Recebimentos de pagamentos internacionais feitos pelo Google Adsense.

câmbio turismo

Câmbio Turismo

Dólar, Euro, Cartão Pré-Pago Internacional, Seguro Viagem e Mais.

serviços cambiais

Serviços Cambiais

Veja alguns serviços cambiais disponíveis como cobrança documentária e mais.

Importação & Exportação

Produtos e Canais Bancários

Conheça todo o nosso portifólio de produtos.