Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

Dia Nacional do Café: segundo dados da Embrapa, de cada três xícaras de café consumidas no mundo, uma é de produção brasileira

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00/5 - 3 avaliações)
carregandoLoading...
Dia Nacional do Café - desktop

2 min de leitura

Por: Travelex Bank • 24 maio

Instituído em 2005 pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o Dia Nacional do Café, no Brasil, é comemorado todos os anos em 24 de maio, data que marca o início da colheita nas principais regiões cafeeiras do País, valorizando e homenageando um produto de paixão nacional e tão importante para nossa economia.

Produção brasileira de café

Somos o maior produtor, exportador e o segundo maior consumidor de café do mundo, com aproximadamente 300 mil estabelecimentos produtores da iguaria, dos quais 78% são considerados cafeicultura familiar. São aproximadamente 26% dos municípios brasileiros que produzem café, em todas as cinco regiões geográficas, gerando cerca de 8 milhões de empregos direta e indiretamente.

De acordo com informações da Embrapa, o Valor Bruto da Produção (VBP) dos cafés no Brasil chegou a R$ 40,12 bilhões em 2021, alcançando 5,3% do faturamento total das lavouras brasileiras. O volume físico de produção da especiaria no ano passado chegou à marca de 46,87 milhões de sacas de 60 kg, produzidas em 1,8 milhão de hectares.

Atualmente, o Brasil exporta café para mais de 115 países, sendo os principais compradores Estados Unidos, Alemanha e Bélgica. Além disso, é importante destacar que a especiaria é produzida por, aproximadamente, 43 outros países, se destacando: Colômbia, Índia, Panamá, Indonésia e Etiópia (de onde se tem os primeiros registros de café no mundo, em 575).

Em 2018, inclusive, o café Geisha, produzido na Fazenda Primavera, em Minas Gerais, ganhou o título de melhor café do mundo, eleito pelo principal concurso de qualidade para os produtores: Cup of Excellence.

Benefícios do café

A especiaria não traz benefícios apenas para a economia do nosso País, como também para quem a consome. Por conta de suas propriedades nutricionais e farmacêuticas, o café tem efeito sobre, por exemplo, a atenção, concentração, memória, aprendizado de quem o toma.

Como banco especializado em operações de câmbio e comércio exterior, o Travelex Bank entende a importância da produção de café para o nosso País e para as mais de 8 milhões de pessoas envolvidas no mercado. Conte com nossa expertise para a estratégia ideal em câmbio de suas negociações internacionais. Fale com um de nossos especialistas agora mesmo ou agende um horário.

www.travelexbank.com.br | (11) 3004-0490

Fontes: Embrapa, Coffee ++, Review Café

Compartilhe esse post.

Preencha seus dados e receba as novidades do Travelex Bank

    Travelex Bank

    Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

    Travelex Bank

    Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.