Agende seu Atendimento
Fale Conosco: 11 3004-0490 | Ligue: 0800 014 1010

Acesse seu Internet Banking
Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.
Selecione o tipo de conta
Qual a função do DARF?

3 min de leitura
Se você já se aventurou no universo da renda variável, já ouviu falar sobre o DARF. Caso você esteja estudando esta opção de investimento, não se preocupe, nós vamos te explicar o que é este documento. Afinal, ter problemas com a Receita Federal não é uma opção, certo?
DARF é a sigla para Documento de Arrecadação de Receitas Federais, emitido pela Secretaria da Receita Federal e pelo Ministério da Fazenda, para o recolhimento de um percentual relacionado a impostos, taxas e contribuições de operações financeiras. Diferente do que acontece com as aplicações mais conservadoras em que o imposto é retido diretamente na fonte, é obrigatório emitir o DARF para que o imposto sobre o seu lucro seja tributado.
Esta é a principal ferramenta de recolhimento dos impostos de operações financeiras usada pela Receita Federal, tanto para Pessoa Física como para Pessoa Jurídica. O documento permite que os valores sejam enviados diretamente para os cofres do governo federal.
Diferença entre o DARF Simples e o DARF Comum
Ambos foram criados em 1997, o DARF Simples, criado em janeiro, era emitido pelas empresas que pagavam seus diferentes impostos em uma única guia de recolhimento. No entanto, com a criação do Simples Nacional, em 2011, o documento foi substituído pelo Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Enquanto o DARF Comum, criado em abril daquele ano, é utilizado até hoje e cada guia equivale ao pagamento de um tributo diferente, diferente do que acontecia com o DARF Simples.
DARF para Pessoa Física
Usado para recolher o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e também os tributos sobre os lucros dos investimentos em renda variável.
DARF para Pessoa Jurídica
Usado para recolher tributos como: Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), Programa de Integração Social (PIS), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), Imposto Sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros (IOF), entre outros.
DARF para investimentos
Você terá que emitir o DARF para que o lucro da venda das ações da sua carteira seja tributado corretamente.
O tributo será calculado de acordo com os meses em que você lucrou com suas ações, dessa forma, você terá até o final do mês seguinte à venda para pagar o DARF da operação. Lembrando que se você não for Day Trade e a venda das suas ações não ultrapassar R$ 20 mil naquele mês, você não precisará pagar impostos, ou seja, você consegue fazer pequenas vendas sem se preocupar com a emissão do DARF.
Caso você tenha prejuízo com a venda da sua ação, não há incidência de tributos.
Você pode emitir o seu DARF por meio do site da Receita Federal para pagamento online (através do Programa Sicalc) ou para pagamento no banco, por meio do Programa Sicalcweb. Basta informar:
– CPF ou CNPJ
– Contato do contribuinte
– Estado
– Cidade
– Código da Receita (6015, se a sua operação for em renda variável)
– Valor do rendimento
– Mês da operação
Errou no preenchimento do DARF? Fique tranquilo, é possível fazer a correção, conhecida como Redarf.
Atrasou o pagamento? Tudo bem também. Você precisará emitir uma nova guia do documento, agora com multa e juros pelo atraso.
Importante: guarde todos os DARF’s emitidos no ano, pois eles serão utilizados na declaração do seu IRPF, no item de ativos de renda variável.
Como calcular o lucro do meu investimento?
Você deverá saber o valor que você pagou no momento da compra, o valor da venda, taxa de corretagem (se houver), taxa da Bolsa de Valores (emolumentos, registro e liquidação).
Alíquota do DARF
Há dois valores de alíquota, que dependerá da sua forma de operar na Bolsa. Veja:
Swing ou Position Trade: quando você compra e vende as ações em dias distintos, a alíquota é de 15%. Além disso, lembre-se de que você pode vender até R$ 20 mil sem sofrer incisão de tributos.
Day Trade: quando você tem um posicionamento mais especulativo e faz a compra e a venda das ações em um mesmo dia, a alíquota é de 20%, independentemente do valor das suas operações. Para Day Trade não há isenção.
Você também pode se interessar.

Conheça nossos produtos e serviços:

Importação e Exportação
Pagamentos internacionais em diversas moedas para importadores ou exportadores.
Saiba Mais
Transferências Internacionais
Envios e recebimentos de recursos do exterior de forma simples e descomplicada.
Saiba Mais
Proteção Cambial
Veja soluções para ajudar a sua empresa a se proteger das oscilações do câmbio.
Saiba Mais
Conta Corrente em Moeda Estrangeira
Faça movimentações em moeda estrangeira sempre que desejar.
Saiba Mais
Mass Payments - Facilitadoras de Pagamento
Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para facilitadoras.
Saiba Mais
Mass Payments - Remessadoras de Pagamento
Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para remessadoras.
Saiba Mais
Soluções Corporativas
O banco Travelex Bank disponibiliza soluções completas em câmbio, cotação e pagamentos internacionais para empresas que realizam negócios com o exterior.
Saiba Mais
Bank Notes
Compra e venda de moedas estrangeiras em espécie para instituições financeiras.
Saiba Mais
Receber Google Adsense
Recebimentos de pagamentos internacionais feitos pelo Google Adsense.
Saiba Mais
Serviços Cambiais
Veja alguns serviços cambiais disponíveis como cobrança documentária e mais.
Saiba Mais