Travelex Bank
  • flag br
  • flag usa

Acesse seu Internet Banking

Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.

Selecione o tipo de conta

PIB: o que significa na prática

Operações financeiras
imagem-principal (11)
Operações financeiras

2 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 22/06/2020

Em maio, vimos muitas matérias sobre a queda do PIB brasileiro no 1º trimestre de 2020, em comparação com os três últimos meses de 2019. O índice é considerado o termômetro da economia do país e ele é calculado a cada trimestre. PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, mas afinal, o que esse indicador significa na prática para mim?

O cálculo do PIB refere-se à atividade econômica de determinado país. Sendo assim, quanto maior o resultado, maior é a sua atividade econômica, ou seja, a capacidade de consumo, venda e investimento também é alta.

No entanto, o indicador mostra uma visão macro da atividade econômica do país. Isso não quer dizer que seu resultado comprovará fatores como: qualidade de vida da população ou distribuição da riqueza.

Como é feito o cálculo do PIB

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) faz a soma de todos os produtos e serviços finais do Brasil. Seu resultado, apresentado em reais, representa o PIB do país. Neste cálculo não se avalia os bens primários (aqueles que ainda não sofreram nenhuma transformação) ou intermediários (já foram alterados, mas ainda não está pronto para o consumo final), já que eles constam no produto final.

O cálculo permite que se meça o crescimento ou queda da produtividade interna, além de possibilitar que as economias dos países sejam comparadas umas às outras, por exemplo. Além disso, ainda é possível esmiuçar o cálculo e chegar ao PIB per capita, que nada mais é do que a divisão do PIB total do país ou estado pelo seu número total de habitantes.

Tipos de PIB

PIB Nominal: leva em consideração a quantidade produzida de determinado item, multiplicado pelo seu valor de comercialização de determinado período. Este cálculo pode nos levar a uma conclusão deturpada da produtividade do item, já que considera a inflação em sua apuração

PIB Real: medição do volume físico de determinado serviço ou produto, sem levar em conta a alteração do seu preço no mercado, ou seja, a inflação. Esta sim, é considerada uma avaliação consistente pelos economistas, já que leva em conta apenas informações relacionadas à produção do item

Deflator do PIB

Assim como o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o PIB sofre variação de ano para ano. A análise dessa alteração é feita com o uso de um deflator, que é igual a 100. Com isso, é possível controlar o nível médio dos preços praticados na economia e entender a taxa de inflação ou deflação daquele ano.

Deflator do PIB

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Travelex Bank

Somos o primeiro banco do país a operar exclusivamente em câmbio, aprovado pelo Banco Central do Brasil. Segurança, confiabilidade e conveniência são nossos diferenciais. No Travelex Bank, geramos negócios rentáveis e de valor.

Conheça nossos produtos e serviços:

importação e exportação

Importação e Exportação

Pagamentos internacionais em diversas moedas para importadores ou exportadores.

siscoserv

Transferências Internacionais

Envios e recebimentos de recursos do exterior de forma simples e descomplicada.

proteção cambial

Proteção Cambial

Veja soluções para ajudar a sua empresa a se proteger das oscilações do câmbio.

abrir conta

Conta Corrente em Moeda Estrangeira

Faça movimentações em moeda estrangeira sempre que desejar.

mass payments facilitadoras de pagamento

Mass Payments - Facilitadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para facilitadoras.

mass payments remessadoras de pagamento

Mass Payments - Remessadoras de Pagamento

Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para remessadoras.

importação e exportação

Soluções Corporativas

O banco Travelex Bank disponibiliza soluções completas em câmbio, cotação e pagamentos internacionais para empresas que realizam negócios com o exterior.

importação e exportação

Bank Notes

Compra e venda de moedas estrangeiras em espécie para instituições financeiras.

receber adsense

Receber Google Adsense

Recebimentos de pagamentos internacionais feitos pelo Google Adsense.

câmbio turismo

Câmbio Turismo

Dólar, Euro, Cartão Pré-Pago Internacional, Seguro Viagem e Mais.

serviços cambiais

Serviços Cambiais

Veja alguns serviços cambiais disponíveis como cobrança documentária e mais.

Importação & Exportação

Produtos e Canais Bancários

Conheça todo o nosso portifólio de produtos.