Agende seu Atendimento
Fale Conosco: 11 3004-0490 | Ligue: 0800 014 1010

Acesse seu Internet Banking
Acesse o nosso Internet Banking e faça suas operações de câmbio online.
Selecione o tipo de conta
Como evitar a bitributação em operações internacionais

2 min de leitura
Para uma empresa com intenção de expandir negócios, pode ser natural e bastante efetivo escolher um caminho de investimentos no exterior. Como o sistema tributário brasileiro possui uma formulação complexa, a sua gestão financeira deve acompanhar os processos com atenção. À essa altura, você deve saber que ser contribuinte pontual sai mais barato, mantém o nome limpo, abre espaço para licitações e amplia o controle sobre a movimentação de dinheiro – além de evitar contratempos com os órgãos fiscalizadores. Realizar negociações cross borders também podem trazer preocupação nessa área, como a bitributação em operações internacionais. Por isso, é essencial entender a quais impostos os contratos estão sujeitos para não pagar duas vezes e ter custos extras.
Bitributação em operação internacional: como acontece a arrecadação fiscal no comércio exterior?
A bitributação internacional é um fenômeno do direito tributário que ocorre quando países independentes entre si submetem o mesmo contribuinte, pelo mesmo fato gerador, a um imposto de mesma espécie. Como cada nação tem sua própria soberania e não existe hierarquia, acabam cobrando taxas repetidas sobre uma determinada renda. No mercado de investimentos, a preocupação com a bitributação existe principalmente quando se fala na distribuição de lucros, juros e royalties para os acionistas e investidores de uma empresa.
Na prática, a cobrança em duplicidade acontece porque tanto o fisco do país sede da empresa que investe no exterior quanto o do país que recebe o investimento cobram contribuições sobre as mesmas operações. Com isso, tributa-se duas vezes os brasileiros que investem no exterior e os estrangeiros que decidem investir no Brasil.
Acordos bilaterais
Sabe-se que os custos decorrentes da elevada carga de impostos não só limitam a participação brasileira no exterior como, juntamente com os entraves decorrentes do emaranhado de taxas e tributos do País, afetam as decisões de empresas estrangeiras.
Para que isso não ocorra, o Brasil dispõe de acordos bilaterais. O principal objetivo é definir a competência sobre a tributação incidente na relação entre os países, de modo a garantir maior segurança jurídica aos investidores, seja pela definição da forma de tributação em relação a determinadas situações ou mesmo pela garantia de concessão de crédito sobre o imposto pago no exterior.
Nesse contexto, o governo brasileiro também pleiteia o acesso à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). As atividades da OCDE contemplam diferentes áreas relacionadas às políticas públicas, entre elas, comércio e investimento. Segundo o Ministério da Economia, esse é um passo que vai ajudar a evitar o problema da bitributação.
Como evitar a bitributação em operações internacionais?
1. Planejar o pagamento de tributos
O planejamento tributário envolve o estudo de maneiras de reduzir legalmente a carga tributária incidente sobre um negócio com o intuito de diminuir despesas. Em outras palavras, reduzir o número de contribuições e evitar a bitributação.
2. Consultar especialistas
O tema da bitributação é delicado e, muitas vezes, pode demandar um viés técnico. Um especialista possui condições de avaliar o contexto de uma operação na qual a natureza dos serviços e os acordos internacionais se enquadram em benefícios fiscais para os contribuintes.
Com o auxílio de uma consultoria especializada em operações cross borders, fica mais simples entender sobre especificidades do mercado. O time do Travelex Bank conta com experts prontos para prestar os serviços necessários em câmbio e tributação para que seus investimentos continuem crescendo aqui e no exterior, sem burocracia e com segurança e agilidade.
Fontes: Exame, Suno e Ministério da Economia.

Conheça nossos produtos e serviços:

Importação e Exportação
Pagamentos internacionais em diversas moedas para importadores ou exportadores.
Saiba Mais
Transferências Internacionais
Envios e recebimentos de recursos do exterior de forma simples e descomplicada.
Saiba Mais
Proteção Cambial
Veja soluções para ajudar a sua empresa a se proteger das oscilações do câmbio.
Saiba Mais
Conta Corrente em Moeda Estrangeira
Faça movimentações em moeda estrangeira sempre que desejar.
Saiba Mais
Mass Payments - Facilitadoras de Pagamento
Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para facilitadoras.
Saiba Mais
Mass Payments - Remessadoras de Pagamento
Soluções de pagamentos e recebimentos internacionais para remessadoras.
Saiba Mais
Soluções Corporativas
O banco Travelex Bank disponibiliza soluções completas em câmbio, cotação e pagamentos internacionais para empresas que realizam negócios com o exterior.
Saiba Mais
Bank Notes
Compra e venda de moedas estrangeiras em espécie para instituições financeiras.
Saiba Mais
Receber Google Adsense
Recebimentos de pagamentos internacionais feitos pelo Google Adsense.
Saiba Mais
Serviços Cambiais
Veja alguns serviços cambiais disponíveis como cobrança documentária e mais.
Saiba Mais